Direito de Família

Modelo de Cumprimento de Sentença | Partilha de Bens | Divórcio | NCPC

Resumo com Inteligência Artificial

Requerido o cumprimento de sentença de partilha de bens em divórcio, com intimação para desocupação de imóvel e pagamento de indenização por uso exclusivo. Fundamenta-se no art. 536 do CPC, solicitando tutela urgente para evitar danos ao patrimônio.

2.5 milvisualizações

79downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo n. $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já qualificada no processo sob o número em epígrafe, por seu advogado que esta subscreve, $[advogado_nome_completo], inscrito na OAB/SP nº $[advogado_oab], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer o

 

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA C/C OBRIGAÇÃO DE FAZER

 

em desfavor de $[parte_reu_nome_completo], também já qualificado nos autos do processo em epígrafe, para que se cumpra a determinação imposta pelo d. Juízo:

 

As partes apresentaram Ação de Divórcio Consensual c/c Partilha de Bens c/c Alimentos e Regulamentação de Visitas, sendo homologado o acordo entre as partes por decisão (fls. 28/29) deste juízo em $[geral_data_generica], transitando em julgado na mesma data, conforme certidão de fls. 33.

 

Embora a ação de divórcio apresentada de forma consensual entre as partes, tendo por resultado Sentença Homologatória de Acordo, está não vem sendo cumprido pelo executado. 

 

Ora, por definição acordo é a expressão da vontade das partes, e assim foi assinado, protocolado e homologado. Tendo por signatários a requerente e o requerido. E mesmo tendo concordado, e expressado suas vontades, que após a homologação, tomaram força de lei entre as partes, com atos que apenas configuram e confirmam a má-fé do requerido.

 

O requerido não cumpriu a sentença homologada quanto a partilha de bens, eis que amigavelmente as partes concordaram em que o requerido desocuparia o imóvel para então reformarem, e, posteriormente, vende-lo, repartindo os seus proventos divididos em cotas iguais.

 

Ocorre que, o requerido não desocupou o imóvel, impossibilitando a reforma e qualquer tentativa de demonstração deste para venda. 

 

Destarte, com seus direitos e Acordo Homologado, amparados pelo Código de Processo Civil, com sólido respaldo do artigo 536, que determina:

 

Art. 536 No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.

§ 1º Para atender ao disposto no caput, o juiz poderá determinar, entre outras medidas, a imposição de multa, a busca e apreensão, a remoção de pessoas e coisas, o desfazimento de obras e o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio de força policial.

§ 2º O mandado de busca e apreensão de pessoas e coisas será cumprido por 2 (dois) oficiais de justiça, observando-se o disposto no art. 846, §§ 1º a 4º, se houver necessidade de arrombamento.

§ 3º O executado incidirá nas penas de litigância de má-fé quando injustificadamente descumprir a ordem judicial, sem prejuízo de sua responsabilização por crime de desobediência.

§ 4º No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, aplica-se o art. 525, no que couber.

§ 5º O disposto neste artigo aplica-se, no que couber, ao cumprimento de sentença que reconheça deveres de fazer e de não fazer de natureza não obrigacional.

 

Como é bem conhecido, acordo homologado quando trata de entrega ou partilha de bens, patrimônio ou valores, por força da sentença homologatória, se torna título executivo judicial. Assim, a aplicação da multa é absolutamente cabível e legal sob a égide do Código de Processo Civil de 2015.

 

Trazemos ainda, sob a luz do mesmo diploma legal em face de execução da sentença: o descumprimento seja total ou parcial dos termos estabelecidos, e homologados, tornam a requerente por ser a parte prejudicada, a figura de credora, sofrendo o prejuízo da retenção de sua parte no bem imóvel.

 

Consoante, o artigo 538 do Código de Ritos preceitua o seguinte:

 

Art. 538 Não cumprida a obrigação de entregar coisa no prazo estabelecido na sentença, será expedido mandado de busca e apreensão ou de imissão na posse em favor do credor, conforme se tratar de coisa móvel ou imóvel.

§ 1º A existência de benfeitorias deve ser alegada na fase de conhecimento, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.