Direito de Família

Modelo de Ação Revisional de Alimentos. Majoração [2023] | Adv.Carlos

10.6 mil

Petição Premium

  • Legislação Atualizada

  • Doutrina Atualizada

  • Jurisprudência Atualizada

  • Tipografia Jurídica

Sobre este documento

Petição

AO JUIZO DA $[PROCESSO_VARA]VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Resumo

 

  • MAJORAÇÃO DE ALIMENTOS PARA MENOR DE IDADE
  • MODIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA
  • MELHORIA SALARIAL DO REQUERIDO (CONTRATAÇÃO EM VAGA DE EMPREGO)

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_maioridade], neste ato representada  por            sua      genitora $[parte_autor_representante_nome_completo], portadora do $[parte_autor_representante_cpf], residentes e domiciliadas na $[parte_autor_endereco_completo],  por seu procurador infra assinado, vem à presença de Vossa Excelência, apresentar a presente

 

AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS 

 

Em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

 

 

 

  1. PRELIMINARMENTE: DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

 

A Requerente não possui condições financeiras para arcar com as custas processuais sem prejuízo do seu sustento e de sua família, razão pela qual pleiteia litigar sob o pálio da gratuidade judiciária, assegurada tanto ao Art. 5º inc. LXXIV da CF/88 como ao Art. 98 ss. do CPC.

 

Nesse sentido, junta-se comprovante de rendimentos que indicam perceber ele menos que 05 salários-mínimos, renda esta suficiente para a concessão da gratuidade judiciária, consoante precedentes jurisprudenciais:

 

AGRAVO         DE       INSTRUMENTO.          FAMÍLIA.         AÇÃO REVISONAL DE ALIMENTOS. PEDIDO DE ASSISTÊNCIA GRATUITA. RENDA DO DEMANDANTE INFERIOR A 5 (CINCO) SALÁRIOS MÍNIMOS NACIONAIS. PROVA EFETIVA DA NECESSIDADE. DEFERIMENTO DA GRATUIDADE. Nos termos do art. 98, caput, do CPC, faz jus ao benefício da assistência judiciária a pessoa com insuficiência de recursos para pagar as custas, despesas processuais e honorários advocatícios. A alegação de insuficiência financeira prevista no § 3º do art. 99 do CPC, isoladamente, não serve para comprovar a necessidade da AJG, uma vez que gera presunção relativa, todavia, a prova de rendimentos mensais inferiores a 5 (cinco) salários mínimos assegura a gratuidade. Hipótese em que o demandante/agravante aufere renda mensal inferior a 5 salários mínimos nacionais, valor suficiente para a demonstração dos pressupostos para o deferimento da benesse. Precedentes do TJRS. Agravo de instrumento provido.

(Agravo de Instrumento, Nº 50140893020238217000, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Sandra Brisolara Medeiros, Julgado em: 24-01-2023)

 

 

Dito isso, deve ser aceita a declaração de hipossuficiência e deferido o benefício da assistência judiciária gratuita a Requerente.

 

 

 

  1. DOS FATOS

 

A Requerente $[parte_autor_nome_completo], menor, nascida em $[geral_data_generica], é filha do Requerido, conforme certidão de nascimento (EVENTO/ID. $[geral_informacao_generica]).

 

O Requerido resta judicialmente obrigado a pagar alimentos á filha, atualmente no importe mensal de R$ $[geral_informacao_generica], conforme acordo judicial celebrado na $[processo_vara] Vara da Família e Sucessões da comarca de $[processo_comarca].

 

O valor correspondente à pensão alimentícia é pago mediante depósito na conta bancária da representante legal da menor, sua mãe.

 

Ocorre que a representante da menor concordou com a pensão tão baixa em razão de o Requerido ter afirmado, naquela época, que não possuía emprego fixo, no entanto, hoje a situação é outra.

 

O Requerido, conforme se verifica no EVENTO/ID. $[geral_informacao_generica], desde $[geral_data_generica] até a presente data, foi contratado, de forma definitiva (contrato por prazo indeterminado), pela $[geral_informacao_generica] localizada na $[geral_informacao_generica].

 

Vale ressaltar, que o Requerido teve uma melhoria salarial significativa, tendo em média, rendimentos que variam de $[geral_informacao_generica] salários mínimos vigentes.

 

Assim, é comprovada a possibilidade do genitor em pagar a pensão em valores majorados, evidenciando a mudança de sua situação financeira, não mais desempregado ou exercendo cargo sem vínculo.

 

É de se observar, que o valor pago pelo Requerido não é suficiente para cobrir as despesas, tendo em vista que as necessidades da Requerente aumentaram em decorrência da fase de …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Avançado

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Continue navegando
majoração
menor de idade
melhoria salarial
ação revisional de alimentos
modificação da situação financeira