Direito de Trânsito

Modelo de Recurso de Multa por Transitar na Contramão

Resumo com Inteligência Artificial

Recurso contra auto de infração por transitar na contramão, alegando nulidade devido ao desrespeito aos princípios do contraditório e ampla defesa. Alega erros na notificação, falta de sinalização adequada e ausência de provas que comprovem a infração.

95visualizações

13downloads

Sobre este documento

Petição

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA PRÉVIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA (SEMOB) DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

REF. AUTO DE INFRAÇÃO N° Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei nº. 9.503/97, interpor o presente

Recurso

contra a aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação anexa, o que faz da seguinte forma:

1. DOS FATOS

De acordo com mencionada notificação de autuação (doc. 02), o veículo de propriedade de SInformação Omitida, conduzido pelo recorrente, de marca/modelo FORD/KA, de placa Informação Omitida, RENAVAM n° Informação Omitida (doc. 03), foi autuado na data de 12/03/2013 às 15h03, gerando a seguinte infração: 573-8 / 0 (TRANSITAR PELA CONTRAMÃO DE DIREÇÃO EM VIA C/ SINALIZAÇÃO DE REGUL. SENTIDO ÚNICO) no seguinte local: RUA Informação Omitida.

2. DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

2.1 DA INCONSTITUCIONALIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO

O processo administrativo tem de estar sedimentado em norma legal específica, sob pena de nulidade. Deve nortear-se pelos princípios do contraditório e da ampla defesa, cristalizados no art. 5º, LV, da CF.

 

O presente Auto de Infração é flagrantemente inconstitucional. A nossa Carta Magna determina que: “ninguém será penalizado sem que seja proporcionado o direito de defesa”. No caso em discussão, não há o respeito a este preceito constitucional. Primeiramente, há a imposição arbitrária da penalidade e dos seus efeitos. Após, somente, é dado à possibilidade de recurso.

 

Não seria necessário discutir se a penalidade aplicada estava correta ou não, mas sim que restou aplicada, independentemente de que se tenha garantido ao recorrente o direito de defesa.

 

Salienta-se e repete-se, o erro que está sendo praticado, entende-se, consiste em iniciar o processo administrativo, em que o contraditório deveria ser a pedra de toque, com a já aplicação da penalidade, ou seja, o processo inicia pela sua fase final.

 

Não pode existir norma infra-constitucional que contrarie um princípio consagrado da nossa Lei Maior. Nesse sentido, é oportuno observar uma ementa do STJ – 6ª Turma – Recurso Especial número 152.845 – Rel. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro, DJ de 03.08.98, p. 339, in verbis: “A chamada hierarquia das normas jurídicas se posta conforme a necessária procedência de uma em relação a outra. Assim, a Constituição da República cobre-se em princípio de primazia”. (grifo nosso)

 

Aprende-se, da lavra do Eminente Hely Lopes Meirelles, em “Direito Administrativo Brasileiro”, p.589, que:

 

“processo administrativo punitivo é todo aquele promovido pela Administração para a imposição de penalidade por infração de lei, regulamento ou contrato. Esses processos devem ser necessariamente contraditórios, com oportunidade de defesa e estrita observância do devido processo legal (due process of law), sob pena de nulidade da sanção imposta”. (grifo nosso)

 

Ao ser regido pelo contraditório e ampla defesa, teoricamente, o processo administrativo punitivo deveria mostrar, à sociedade, quão cristalina e insuspeita foi …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.