Direito Processual Civil

Modelo de Agravo Interno. Indeferimento da Gratuidade da Justiça | Adv.Patricia

Resumo com Inteligência Artificial

Agravo Interno visando reformar acórdão que indeferiu gratuidade de justiça ao agravante, que, em situação de vulnerabilidade, pode comprometer seu sustento ao arcar com custas processuais. O documento apresenta fundamentos jurídicos e pedidos para garantir o acesso à justiça.

654visualizações

76downloads

Sobre este documento

Petição

Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente da $[processo_vara] CAMARA DE DIREITO PRIVADO do Tribunal de Justiça do Estado $[processo_estado].

 

 

 

 

 

Processo nº: $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], nos autos do processo em epígrafe, já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de sua advogada $[advogado_nome_completo], inscrito(a) na OAB/UF sob o nº $[advogado_oab], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor o presente

AGRAVO INTERNO

em face do acórdão proferido por esta Egrégia Câmara, que indeferiu a gratuidade de justiça, com fundamento no  art. 1021,do CPC, pelos motivos a seguir expostos:

BREVE SÍNTESE PROCESSUAL

 

O Agravante é extremamente necessitado, tem trabalho informal de moto taxista.

 

E caso precise pagar as custas processuais, implicará no sustento de sua família.

 

A moto objeto da lide é exclusivamente para seu trabalho, na qual trabalha de Segunda-feira à domingo numa carga horário de mais de 12h.

 

Necessitando trocar o veículo de trabalho (moto) fez um financiamento com os réus. Financiamento esse na qual precisa fazer várias viagens levando passageiros para poder cumprir as parcelas do financiamento e sobrar algum valor para alimentar sua família.

 

Caso for condenado em pagamento de custas não poderá alimentar sua família.

 

Cabe ressaltar, que o Agravante é analfabeto funcional, não tem carteira de trabalho.

II - DOS FUNDAMENTOS DO AGRAVO INTERNO

 

No julgamento do venerável acórdão : “ Desta feita, se, por qualquer razão, a declaração de hipossuficiência não se coaduna com os demais elementos coligidos nos autos quanto à situação financeira da parte, é dever do Juiz exigir a comprovação da miserabilidade. Esse, aliás, é o entendimento consolidado no verbete n 39 da súmula de jurisprudência dominante do ETJRJ e regra expressa no art. 99, § 2º do CPC”

 

Ocorre que o Agravante juntou declaração expedida pela Receita Federal, e em conjunto juntou fotografias do local de trabalho. A CTPS o mesmo nunca teve.

III - DOS FUNDAMENTOS DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA

 

A Lei de Assistência Judiciária visa efetivar as garantias constitucionais da inafastabilidade do acesso à Justiça, de modo a permitir que todos tenham condições de buscar a tutela jurisdicional, independentemente de suas condições financeiras.

 

Contudo, o Código de Processo Civil de 2015 passou a disciplinar a Assistência Judiciária Gratuita na Seção IV do Capítulo II, revogando expressamente diversos artigos da Lei nº 1.060/50, nos termos do seu artigo 1.072, inciso III. “Art. 1.072. Revogam-se: (...) III - os arts. 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 11, 12 e 17 da Lei no1.060/50;

 

A norma prevista no artigo 99, parágrafo 3º, do mesmo diploma legal, ao presumir “verdadeira a alegação de insuficiência deduzida exclusivamente por pessoa natural”, deve ser interpretada em conformidade com a Carta Magna e ainda com o próprio artigo 99, ao …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.