Direito Processual Civil

Modelo de Agravo de Instrumento. Gratuidade de Justiça.

256

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo nº: $[processo_numero_cnj]

Agravante: $[parte_autor_nome_completo]

Agravado: $[parte_reu_razao_social]

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo], onde recebe intimações, nos termos do mandato anexo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, através de seu advogado adiante assinado (procuração anexa) com endereço profissional na $[advogado_endereco], telefone: $[geral_informacao_generica], e-mail: $[advogado_email], interpor o recurso de 

 

AGRAVO DE INSTRUMENTO COM REQUERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARA CONCESSÃO DE JUSTIÇA GRATUITA

 

na forma do art. 1.015, V, do CPC/15, tendo em vista o inconformismo com a decisão interlocutória exarada no ID “$[geral_informacao_generica]” nos autos n. $[geral_informacao_generica] em tramitação na $[geral_informacao_generica], em ação movida contra $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_maioridade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_reu_cpf], RG nº $[parte_reu_rg], residente e domiciliado $[parte_reu_endereco_completo], assim sendo, passa expor as razões e motivos de fato e de direito.

 

 

Em cumprimento ao disposto no art. 1.016, inciso IV, do CPC/15, apresenta os nomes e endereços dos advogados dos Agravante e Agravada:

 

Agravante: $[advogado_nome_completo], advogado, devidamente inscrito na OAB sob o n. $[advogado_oab] com endereço profissional na Av. $[advogado_endereco], telefone: $[geral_informacao_generica], e-mail: $[advogado_email] onde recebem intimações e notificações. Agravada: $[advogado_nome_completo], advogado, devidamente inscrito na OAB sob o n. $[advogado_oab] com endereço profissional na Av. $[advogado_endereco], telefone: $[geral_informacao_generica], e-mail: $[advogado_email] onde recebem intimações e notificações, ou (Na oportunidade deixa de informar o nome e endereço do patrono da agravada, considerando que a mesma ainda não constituiu representante nos autos).

  

O Agravante deixa de juntar as peças obrigatórias, considerando que o processo em tramite são eletrônicos, portanto, acessíveis a este Tribunal, conforme disposição do art. 1.017, §5º, do CPC/15. Diante da circunstância apresentada, pleiteia-se o processamento do presente recurso, devendo o mesmo ser devidamente distribuído para uma das Câmaras Cíveis deste Egrégio Tribunal de Justiça, conforme o caput do art. 1.016, do CPC/15.

 

Ressalta-se o requerimento da CONCESSÃO DE ANTENCIPAÇÃO DE TUTELA ao recurso, na forma do art. 1.019, I, do CPC/15.

  

Nestes termos, pede deferimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

$[advogado_cidade], $[geral_data_extenso].


______________________________

$[advogado_assinatura].

 

 

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA $[PROCESO_UF]

 

RAZÕES DO AGRAVO DE INSTRUMENTO

 

 

AÇÃO: $[parte_autor_nome_completo]

AGRAVANTE: $[parte_autor_nome_completo]

AGRAVADO: $[parte_reu_NOME_COMLETO]

ORIGEM: JUÍZO DA $[processo_vara] VARA DE $[PROCESSO_ÁREA_VARA] DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

PROCESSO: $[NÚMERO_PROCESSO]

 

 

 

 

1.  DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE

           

 Quanto ao cabimento, trata-se de agravo de instrumento interposto em face da decisão interlocutória exarada no ID $[geral_informacao_generica], que rejeitou o pedido de gratuidade da justiça, nos termos do art. 1.015, inciso V, do CPC/15, cuja redação dispõe que:

 

Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

(...)

V - rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação;

 

O presente recurso é tempestivo, haja vista ter sido interposto dentro do prazo legal de 15 (quinze) dias, tendo o Agravante tomado ciência da decisão em $[informação_genérica], consoante previsto nos arts. 219 e 1.003, § 5º, do CPC/15.

 

Deixa de apresentar o devido preparo, tendo em vista ser a gratuidade da justiça o objeto do presente Agravo, situação essa, em conformidade com o art. 99, § 7º, do CPC/15.

 

Deste modo, os requisitos necessários para a admissibilidade do recurso estão satisfeitos, devendo o presente Agravo ser conhecido e provido, conforme será exposto a seguir.

 

           

2. SINOPSE DO OBJETO RECURSAL

 

O Agravante ingressou com a presente ação pois está sofrendo $[informação_genérica_breve_descrição_dos_fatos].

 

Assim, o Agravante requereu a concessão do benefício da justiça gratuita, juntando, para tanto, declaração de hipossuficiência, extratos bancários e sua CTPS comprovando sua insuficiência de recursos financeiros. 

 

Todavia, em decisão interlocutória, foi indeferido o pedido de justiça gratuita formulado pelo Agravante, sob o argumento de que $[informação_genérica_descrição_da_decisão], ou (que não atende aos requisitos necessários para a concessão, ou deveria a autor procurar o juizado especial pois deveria ter escolhido o procedimento judicial mais econômico e mais célere, qual seja, os juizados especiais, e não optar pelo mais caro e mais complexo da justiça comum).

 

Entretanto, tal entendimento não deve prosperar, pelas razões que seguem.

 

3. RAZÕES DO AGRAVO DE INSTRUMENTO

 

As provas, balizadoras de qualquer processo, são o fundamento sobre o qual o julgador embasa suas decisões. Neste contexto, com base nas evidências trazidas pelo Agravante, entendeu o juiz de primeiro grau pelo indeferimento do pedido de justiça gratuita, sob os seguintes argumentos:

                  

$[informação_genérica_decisão]

 

Sobre o assunto, o Novo Código de Processo Civil dispõe:

 

Art. 99.  O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.

§ 1º Se superveniente à primeira manifestação da parte na instância, o pedido poderá ser formulado por petição simples, nos autos do próprio processo, e não suspenderá seu curso.

§ 2º O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

§ 3º Presume-se verdadeira a alegação de insuficiência deduzida exclusivamente por pessoa natural.

§ 4º A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça.

§ 5º Na hipótese do § 4o, o recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo, salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.

§ 6º O direito à gratuidade da justiça é pessoal, não se estendendo a litisconsorte ou a sucessor do beneficiário, salvo requerimento e deferimento expressos.

§ 7º Requerida a concessão de gratuidade da justiça em recurso, o recorrente estará dispensado de comprovar o recolhimento do preparo, incumbindo ao relator, neste caso, apreciar o …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Continue navegando
concessão de justiça gratuita
modelo de agravo de instrumento