Direito do Trabalho

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. Trabalhista.

Resumo com Inteligência Artificial

Modelo de incidente de desconsideração da personalidade jurídica visando responsabilizar sócios de empresa por dívidas não pagas, após tentativas frustradas de penhora. Alega-se desvio de finalidade e esvaziamento patrimonial, requerendo citação dos sócios e suspensão do processo principal.

147visualizações

37downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DO TRABALHO DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

PROCESSO Nº Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, já qualificado nos autos da reclamação trabalhista, que move em face de Razão Social, por seu advogado vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, expor e requerer, nos termos dos artigos 133 e seguintes do CPC C/C provimento CGJT 1/2019, apresentar

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica

 

Restou verificado nos autos do processo que depois de inúmeras tentativas da Exequente via diligências realizadas por este D. Juízo, sem sucesso, levar a efeito a penhora de bens da executada aptos à satisfação da execução originária, conforme se verifica do presente feito de execução, da pessoa Jurídica executada, tanto é que constam nos autos do processo inúmeras tentativas de localização da empresa, mas ao que parece, observada, houve o esvaziamento patrimonial empresarial. 

 

Tal alegação se verifica exatamente pelos IDS: 3f76af9; 19a44ef; 36fd2ed (ofícios empresas de cartão de crédito/débito); c35f451 (renajud); 7adae2f (Arisp); 74c7fbf (Bacen), todos negativos.

 

Assim, resta evidente que, realmente, promoveu o desvio de finalidade e encerramento irregular (de fato) e fraudulento, ou utilização de terceira pessoa (jurídica ou física) interposta, com o firme propósito de lesar a credora.

 

A conduta representa o desleal comportamento do sócio da executada perante os credores da pessoa jurídica que representam, denotando claro desinteresse pelo deslinde da presente ação, bem como de outros possíveis outros credores alimentares, e de outra ordem de acordo com a ordem falimentar.

 

De fato, a Executada, mediante a atuação de seus sócios, sejam pessoas físicas ou jurídica, ou até mesmo de fato e ocultas, causaram enormes prejuízos a Exequente, que culminaram no débito alimentar ora perseguido que se escusa de satisfazê-lo, sendo que, inclusive, não mais existe fisicamente, tendo transferido todas as suas máquinas, equipamentos e empregados, enfim, o seu fundo empresarial para a nova sociedade, deixando com a executada apenas as dívidas, o que aniquila a possibilidade de existir bens em seu nome.

 

Em suma, depara-se com a flagrante situação de desvio de finalidade da pessoa jurídica, nos exatos termos do art. 50 do CC c/c art. 28 do CDC. Notoriamente, o presente caso configura verdadeiro abuso da personalidade jurídica.

 

A situação sub judice sempre foi rechaçada pelo mundo jurídico, nos termos da “teoria da desconsideração da personalidade jurídica”, cuja diretriz consiste em possibilitar o alcance de bens dos responsáveis pela empresa devedora, com o cunho de direcioná-los à reposição do patrimônio dos credores lesados.

 

Todavia, a teoria em apreço deixou de ser mera “teoria” para ingressar, finalmente, na legislação, sendo acolhida pelo direito positivo em seus reais contornos.

 

O artigo 50 do CC, bem como artigo 28 do CDC (plenamente aplicável ao presente feito, ante a transação comercial típica) preveem a possibilidade da desconsideração ora requerida, senão destacamos:

 

Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

 

Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.