Direito do Consumidor

[Modelo] de Ação de Cobrança de Seguro | Invalidez Funcional e Direito do Consumidor

Resumo com Inteligência Artificial

A ação de cobrança de seguro é proposta por um segurado que, após adquirir invalidez funcional, teve seu pedido de indenização negado pela seguradora, que alega que a invalidez não é total. O autor requer a concessão da justiça gratuita e o pagamento do seguro de vida em grupo, com base no CDC.

8visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ DA COMARCA DE CIDADE.

 

 

 

 

 

 

Qualificação da Parte, por seu procurador infra firmado, vem mui respeitosamente a esse douto Juízo, propor: 

AÇÃO DE COBRANÇA DE SEGURO 

em face de Razão Social,  pelos seguintes fatos e fundamentos:

 

 

 

Primeira e preventivamente se necessário, em caso de recurso por qualquer das partes, requer o autor, segundo Lei 1060/50 e art. 5º, LXXIV, CF, a concessão dos benefícios da justiça gratuita, declarando sob as penas da lei (documento anexo), que é pobre no sentido legal e atualmente não pode arcar com taxas, custas, gastos judiciais, enfim despesas de processo, pois tais pagamentos comprometeriam seu próprio sustento como o de sua família.

FATOS

 

O autor, em decorrência de sua admissão, contratou, tendo sua empregadora como estipulante, um seguro de vida em grupo prevendo várias coberturas, incluindo não só a básica-morte, mas em especial a por “INVALIDEZ FUNCIONAL PERMANENTE E TOTAL POR DOENÇA (documento anexo).

 

Ocorre que no desenvolvimento de suas atividades na empresa, foi acometido por uma doença degenerativa, que em síntese resultou de forma total e permanente em Informação Omitida.

 

Por este motivo, e, embora sem sucesso tenha tentado reabilitar-se, mas resignado que sua doença seja definitiva, ingressou com pedido junto à Seguradora ré, ao pagamento da indenização do seguro a que tem direito.

 

Entretanto, a seguradora lhe negou o pagamento, sob a alegação de que a doença do segurado é parcialmente incapacitante e de que ele não perdeu sua capacidade autonômica causada por “Perda da Existência Independente do segurado”, e, portanto, não se enquadra no conceito da cobertura. Sugeriu ainda, para reanálise, a realização de uma Junta Médica por Informação Omitidamédicos, com o rateio do pagamento dos honorários, sendo: um por sua conta, outro às custas do segurado e um terceiro por ambos.

DIREITO DO SEGURADO/CONSUMIDOR e COMPROVAÇÃO DA DOENÇA

A contratação do seguro em questão, se realizou por adesão, quando o segurado ingressou como empregado na empresa estipulante e lhe foi fornecido o “Certificado de Seguro de Vida em Grupo”, onde está discriminado o valor do capital segurado da cobertura que se busca, e, o pagamento dos equivalentes prêmios, sempre ocorreu de maneira habitual e mensal, através de descontos em seu salário.

 

Ressalta-se que, neste …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês