Termo de Renúncia | Advogado para Cliente | Modelo de Carta de Renúncia em que os procuradores do presente processo dão ciência à empresa outorgante, através do presente termo, de sua renúncia.
No que consiste o termo de renúncia de mandato?
O termo de renúncia de mandato é utilizado pelo advogado para comunicar ao mandatário (cliente) de sua saída de determinado processo.
Somente a declaração unilateral é apta a comprovar a renúncia?
Para que a renúncia de um mandato seja efetiva, é necessário que o mandante seja devidamente notificado.
Ou seja: A simples declaração de renúncia pelo representante não basta, sendo fundamental que haja evidência nos autos de que o mandante foi informado.
Portanto, a eficácia da renúncia ao mandato depende da prova de comunicação ao mandante, conforme estabelecido no artigo 688 do Código Civil, visando evitar prejuízos :
Art. 688. A renúncia do mandato será comunicada ao mandante, que, se for prejudicado pela sua inoportunidade, ou pela falta de tempo, a fim de prover à substituição do procurador, será indenizado pelo mandatário, salvo se este provar que não podia continuar no mandato sem prejuízo considerável, e que não lhe era dado substabelecer.
O que acontece se um advogado renunciar?
Quando um advogado renuncia ao mandato, ele deve, de acordo com o Estatuto da OAB, notificar o cliente formalmente, enviando a comunicação para o endereço do cliente.
Isso garante que o cliente tenha ciência da renúncia e possa tomar as medidas necessárias para providenciar outro advogado.
A resposta dessa comunicação deve ser clara e objetiva, informando o cliente sobre a necessidade de substituir a representação nos autos do processo.
Mesmo após a renúncia, o advogado permanece responsável pelo processo por 10 dias, conforme dispõe o Artigo 112 do Código de Processo Civil:
Art. 112. O advogado poderá renunciar ao mandato a qualquer tempo, provando, na forma prevista neste Código, que comunicou a renúncia ao mandante, a fim de que este nomeie sucessor.
§ 1º Durante os 10 (dez) dias seguintes, o advogado continuará a representar o mandante, desde que necessário para lhe evitar prejuízo
§ 2º Dispensa-se a comunicação referida no caput quando a procuração tiver sido outorgada a vários advogados e a parte continuar representada por outro, apesar da renúncia.
Durante esse período, o advogado deve continuar atuando nos autos, cumprindo prazos processuais, a fim de garantir a segurança jurídica do cliente, evitando qualquer prejuízo enquanto o cliente não nomeia outro advogado.
Caso o cliente não possa contratar um novo advogado, ele pode solicitar a nomeação de um advogado dativo. Isso é especialmente importante para assegurar que a segurança do cliente em relação ao andamento do processo seja mantida, evitando que o processo prossiga sem defesa adequada.
Mais conteúdo sobre renúncia de mandato
Modelo de petição de renúncia de mandato
Modelo de petição de renúncia de mandato
Modelo de petição de renúncia de mandato - motivos de foro íntimo
Caso precise de algum modelo específico, entre em contato com a gente!
Conheça também nossa INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, para dar todo o suporte necessário ao advogado!