Direito Civil

Modelo de Requerimento de Usucapião Extrajudicial Rural [2023] | Adv.Carlos

10.8 mil

Petição Premium

  • Legislação Atualizada

  • Doutrina Atualizada

  • Jurisprudência Atualizada

  • Tipografia Jurídica

Sobre este documento

Petição

ILUSTRE OFICIAL DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Resumo
  • Usucapião:               Extrajudicial ordinária
  • Tipo de Imóvel:          rural
  • Posse ininterrupta:    De xx/xx/xx a xx/xx/xx

 

  

 

 

 

Requerente:  $[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], $[parte_autor_rg],$[parte_autor_cpf] , residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo],

 

Advogado:    $[advogado_nome_completo] Advogado com inscrição na OAB nº $[advogado_oab], com escritório profissional na Rua $[advogado_endereco]

 

Imóvel:         Um imóvel rural, de formato irregular, denominado sítio $[geral_informacao_generica], situado na $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica] ha de extensão territorial.

 

 

O Requerente acima qualificado, por seu representante legal, conforme procuração em anexo, vem perante Vossa Senhoria, requerer o reconhecimento de

 

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL RURAL

 

pelos motivos e fatos a seguir descritos a seguir:

 

 

 

I. DA ESPÉCIE DE USUCAPIÃO

 

Pretende-se, com o pedido em questão, o reconhecimento extrajudicial da usucapião do imóvel citado e descrito acima que, por suas características, delineiam o Art. 1.239, parágrafo único, do CC, sendo, portanto, espécie de usucapião rural.

 

Assim, sabe-se que a posse no local teve início em $[geral_informacao_generica], sendo ininterrupta e sem oposição.

 

 

 

II. DO OBJETO USUCAPIENDO

 

A área ocupada pela Requerente há mais de $[geral_informacao_generica] anos é um terreno de formato irregular, denominado sítio $[geral_informacao_generica], situado na $[geral_informacao_generica] contendo $[geral_informacao_generica] ha de extensão territorial, que pode ser averiguado através da planta e do memorial descritivo anexos à inicial.

 

Ressalta-se que a posse se fez de forma mansa, pacífica e contínua, sem qualquer constrangimento, impugnação, contestação ou turbação, além de ter sido sem interrupção.

 

 

 

III. DA ORIGEM REGISTRAL DO IMÓVEL 

 

A requerente deteve a posse sobre o imóvel ao ocupá-lo no dia $[geral_data_generica]. No entanto, este, formalmente, pertence à Sra. $[geral_informacao_generica], adquirido conforme Forma de Partilha, devidamente registrado no livro nº $[geral_informacao_generica], no Cartório $[geral_data_generica], na cidade de $[geral_informacao_generica].

 

 

 

IV. DA ORIGEM E TEMPO DA POSSE

 

Conforme documentos em anexo, são mais de em $[geral_informacao_generica] de ocupação sem que houvesse oposição, estando, assim, conforme a lei exige.

 

 

 

V. DO EXERCÍCIO DA POSSE PELA REQUERENTE

 

Enquanto na posse, a Requerente e seu atual marido, que não possuem outros imóveis, utilizam-se da terra em questão como residência do casal, além de servir de forma produtiva e econômica a ambos, vez que se destina à criação de produção de suínos e ovinos. Além disso, todas as despesas e impostos relativos ao bem são pagos pela Requerente, ratificando-a como proprietária deste.

 

 

 

VI. DO “ANIMUS DOMINI”

 

A Requerente tem, de fato, o exercício pleno de todos os poderes inerentes à propriedade, praticando todos os atos característicos de possuidora desta, como USO, GOZO E DISPOSIÇÃO, sem nunca ter sofrido qualquer tipo de impedimento.

 

 

 

VII. DO DIREITO

 

No caso em tela, verifica-se que há justo direito de a Requerente manter, não somente sua posse no imóvel, mas requerer a obtenção da propriedade deste.

 

Dessa maneira, preenchendo todos os requisitos da lei, optou a Requerente pela forma extrajudicial para conseguir reafirmar seu direito, como preleciona o Art. 216-A, da Lei dos Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973):

 

Sem prejuízo da via jurisdicional, é admitido o pedido de reconhecimento extrajudicial da usucapião, que será processado diretamente perante o cartório de registros de imóveis da comarca em que estiver situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado (...).

 

 

Dado o cenário do ocorrido, observa-se a jurisprudência seguinte, a fim de elucidar melhor a questão:

 

APELAÇÃO CÍVEL - USUCAPIÃO ESPECIAL RURAL - REQUISITOS LEGAIS PREENCHIDOS - IMÓVEL EM ZONA DE EXPANSÃO URBANA – CRITÉRIO DA DESTINAÇÃO CUMPRIDO - OCUPAÇÃO LÍCITA COMPROVADA - RECURSO NÃO PROVIDO.

A Usucapião Especial Rural tem como requisitos a posse mansa e pacífica, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, de área não superior a cinquenta hectares localizada em zona rural, utilizada para

Continue navegando
usucapião ordinária
modelo de usucapião extrajudicial
imóvel rural
posse ininterrupta
modelo de requerimento de usucapião extrajudicial rural
modelo de usucapião extrajudicial