Direito do Trabalho

[Modelo] de Réplica à Contestação Trabalhista | Insalubridade, Horas Extras e Justiça Gratuita

Resumo com Inteligência Artificial

Réplica à contestação em ação trabalhista, abordando adicional de insalubridade e horas extras. O autor concorda com insalubridade mínima, requer liberação de valores e pagamento de horas extras, alegando invalidade do acordo de compensação. Também pleiteia assistência judiciária gratuita, comprovando hipossuficiência.

32visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA $[processo_vara] VARA DO TRABALHO DE $[processo_comarca] – $[processo_uf]

 

 

 

 

 

PROCESSO Nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], nos autos do processo em que contende com $[parte_reu_razao_social] E OUTRO, vem, por sua advogada, que esta subscreve, manifestar-se sobre a defesa e documentos, nos seguintes termos:

 

Do Adicional de Insalubridade

 

Tendo em vista que a reclamada reconheceu em audiência de instrução a existência de insalubridade em grau mínimo, concorda o autor com a manifestação da ré e com os cálculos apresentados no documento de ID 37ad5e5.

 

Desta forma, o autor desiste da perícia por concordar com a insalubridade em grau mínimo, bem como requer a liberação dos valores depositados judicialmente a título de insalubridade por serem incontroversos. 

 

Das Horas Extras

 

Denuncia o reclamante que laborava de segunda à quinta-feira, no horário das 07:00 às 17:00 horas e às sextas feiras e sábados no horário das 07:00 às 16:00 horas, com uma hora de intervalo para repouso e refeição.

 

A reclamada contesta que há acordo de compensação de horas e por isso indevido as horas extras pleiteadas, bem como não havia labor aos sábados.

 

Entretanto, o reclamante requer o pagamento de horas extras no que extrapola a 8ª hora diária, nos termos do item VI da Súmula nº 85 do C. TST, senão vejamos:

 

Súmula nº 85 do TST

COMPENSAÇÃO DE JORNADA 

I. A compensação de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva.    

II. O acordo individual para compensação de horas é válido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrário.  

III. O mero não atendimento das exigências legais para a compensação de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tácito, não implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária, se não dilatada a jornada máxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional.  

IV. A prestação de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensação de jornada. Nesta hipótese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal deverão ser pagas como horas extraordinárias e, quanto àquelas destinadas à compensação, deverá ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinário. 

V. As disposições contidas nesta súmula não se aplicam ao regime compensatório na modalidade “banco de horas”, que somente pode ser instituído por negociação coletiva.

VI - Não é válido acordo de compensação de jornada em atividade insalubre, ainda que estipulado em norma coletiva, sem a necessária inspeção prévia e permissão da autoridade competente, na forma do art. 60 da CLT. (g.n.)

 

Assim, sendo incontroverso que a atividade desenvolvida pelo autor era insalubre, devendo ser invalidado o acordo de compensação de jornada bem como deferida as horas extras postuladas.

 

Quanto ao labor aos sábados, razão não assiste a ré, tendo em vista que conforme pode ser observado, a título de amostragem, no cartão de ponto de fls. 135, há labor todos os sábados no horário declinado na peça exordial.

 

Em que pese o pagamento de algumas horas extras, fato denunciado na peça exordial, não houve a quitação da integralidade, tendo em vista que faz jus o reclamante o pagamento das diferenças requeridas, tendo em vista o reconhecimento da atividade insalubre reconhecida e a invalidade do acordo de compensação de jornada a luz da Súmula nº 85 do C. …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão