Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[processo_vara] CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_cidade]/$[processo_uf]
Processo nº $[processo_numero_cnj]
$[parte_autor_nome_fantasia], qualificada nos autos do processo em epígrafe, em que contende com $[parte_reu_nome_fantasia], vem, à presença de Vossa Excelência, apresentar
CONTRARRAZÕES
ao Recurso de Apelação interposto, devendo ser juntados aos autos e remetidos ao Egrégio Tribunal de Justiça.
Nestes termos,
Pede deferimento.
$[advogado_cidade], $[geral_data_extenso]
$[advogado_assinatura]
EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DESEMBARGADORES DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE $[processo_estado]
CONTRARRAZÕES DE APELAÇÃO
Processo de origem $[processo_numero_cnj]
Apelante: $[parte_reu_nome_fantasia]
Apelado: $[parte_autor_nome_fantasia]
1. BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DO FEITO
Trata-se o feito de embargos à execução promovidos pela parte apelante em razão da execução principal, promovida pela apelante em razão da inadimplência de duplicatas mercantis.
A apelante sustentou em seus embargos à execução que a dívida não poderia lhe se exigida, uma vez que o país atravessa uma notória crise econômica, motivo de caso fortuito ou força maior.
Previamente a sentença, quando da intimação a respeito do interesse na produção de provas, a apelante se manifestou no sentido de que iria indicar testemunhas para o fim de demonstrar a “clara e notável recessão da economia brasileira”. (sic)
No entanto, a prova testemunhal, por ser desnecessária ao feito, foi indeferida pelo juízo a quo. Agora o apelante sustena que a sentença deve ser anulada em razão da cerceamento de defesa ou, alternativamente, deve ser reformada.
Os pedidos são manifestamente improcedentes, conforme se passa a expor.
2. MÉRITO
Conforme mencionado a lhures, a parte adversa pretende ver a sentença recorrida anulada em razão do indeferimento de produção de prova testemunhas, cuja intenção era demonstrar a existência de crise econômica no país, bem como atestar ou não a legitimidades das assinaturas apostas no título.
2.1 PROVA RELATIVA ÀS ASSINATURAS – INOVAÇÃO RECURSAL
A parte recorrente aduz …