Petição
EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) DESEMBARGADOR (A) PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE $[PROCESSO_ESTADO]
Processo nº $[processo_numero_cnj]
| Resumo |
|
1. AUSÊNCIA DE OMISSÃO NO ACÓRDÃO 2. VEDAÇÃO À ADMISSÃO DE FATOS NOVOS E INOVAÇÃO RECURSAL 3. EMBARGOS MANIFESTAMENTE PROTELATÓRIOS 4. NECESSIDADE DE IMPOSIÇÃO DE MULTA AO EMBARGANTE
|
$[parte_embargo_nome_completo], devidamente qualificado nos autos da presente Ação de $[geral_informacao_generica] em epígrafe, vem, através do seu procurador infra-assinado, com instrumento procuratório em anexo, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar
CONTRARRAZÕES AOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
opostos por $[parte_embargante_nome_completo], em face do acórdão proferido nos presentes autos (EVENTO/ID. $[geral_informacao_generica]), com fulcro no Art. 1.022, inciso II, 1.023, § 2º, e 1.026 §§ 2º e 3º, ambos do Código de Processo Civil, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
I. DA TEMPESTIVIDADE
Preliminarmente, o Embargado manifesta que as presentes contrarrazões aos embargos de declaração são tempestivas, pois a publicação da intimação ocorreu no dia $[geral_data_generica], logo, observa-se que a presente data de sua resposta está dentro do prazo legal de 5 (cinco) dias, nos termos do Art. 1.023, §2º, do CPC/15.
II. DA SÍNTESE DOS FATOS
Trata-se de recurso interposto em face de acórdão que confirmou sentença que julgou improcedente o pedido da do Embargante, consistente em $[geral_informacao_generica], em razão da conclusão do Egrégio Tribunal de que não restou demonstrado, de forma suficiente, o nexo causal entre o fato alegado e o suposto dano.
O Acórdão combatido enfrentou as principais alegações do Embargante, descreveu o conjunto probatório analisado (provas documentais, laudo pericial e depoimentos), e fundou a decisão na valoração das provas e na interpretação contratual aplicável.
Não obstante, o Embargante opôs embargos de declaração alegando suposta omissão quanto a determinados dispositivos legais e requerendo o prequestionamento.
III. PRELIMINARMENTE – DA IMPOSSIBILIDADE DE ADMISSÃO DE ARGUMENTOS NOVOS
Os embargos de declaração não constituem meio adequado para a inovação recursal ou para o aditamento de teses e argumentos supervenientes.
Nos autos ora em exame, o Embargante intenta, em sua peça, trazer argumentos que não foram suscitados oportunamente nas razões de apelação, pretendendo, na via estreita dos embargos, promover verdadeira rediscussão do mérito, vejamos:
-
- $[geral_informacao_generica]
- $[geral_informacao_generica]
- $[geral_informacao_generica]
Tal procedimento é vedado, razão pela qual eventual exame desse novo conteúdo deve ser obstado por este Egrégio Tribunal.
IV. DO DIREITO
A) DA AUSÊNCIA DE OMISSÃO NO ACÓRDÃO COMBATIDO
Nos termos do Art. 1.022 do Código de Processo Civil, são cabíveis embargos de declaração nas hipóteses de omissão, contradição, obscuridade e correção do erro material.
Contudo, referido remédio processual não se presta para suprir supostas lacunas que, na realidade, inexistem, nem para rediscutir matéria já apreciada pelo órgão julgador.
No presente caso, a alegação de omissão relativa ao disposto em $[geral_informacao_generica] não merece prosperar.
O acórdão enfrentou expressamente a questão atinente a $[geral_informacao_generica], examinando-a à luz da interpretação sistemática de $[geral_informacao_generica] e demonstrando, de forma fundamentada, as razões que afastaram a aplicação do dispositivo invocado. Isso resta claro nos trechos transcritos do julgado:
-
- $[trecho_do_acórdão];
- $[trecho_do_acórdão];
- $[trecho_do_acórdão].
Assim, verifica-se que a decisão atacada é suficientemente elucidativa e encontra adequada fundamentação, cumprindo os preceitos do Art. 93, inciso IX, da CF/88. Não há, portanto, omissão a ser suprida por meio de embargos de declaração.
No que se refere à alegação de que $[geral_informacao_generica] implicaria $[geral_informacao_generica], tal tese não se coaduna com o conjunto probatório dos autos.
O acórdão explicitou que a prova pericial/documental/testemunhal não confirmou a hipótese fática que fundamentaria a aplicação do referido dispositivo, motivo pelo qual inexiste omissão sobre o ponto.
A jurisprudência majoritária atual, de forma pacífica, adota entendimento que reforça a linha de raciocínio sustentada pelo Embargado, vejamos:
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO INEXISTENTE. REJEIÇÃO.
I. Caso em Exame:
1. Embargos de declaração. Alegação de omissão na análise da ausência de fundamentação na inicial e indicação do fato gerador do valor cobrado.
II. Questão em Discussão:
2. Verificar a existência de omissão no Acórdão embargado, conforme alegado pelo embargante.
III. Razões de Decidir:
3. Ausência de omissão descrita no art. 1.022 do CPC, uma vez que o acórdão analisou adequadamente as questões submetidas a julgamento. 4. Os embargos de …