Direito de Família

[Modelo] de Contestação em Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável | Ilegitimidade Passiva

Resumo com Inteligência Artificial

Contestação em ação de reconhecimento e dissolução de união estável, alegando ilegitimidade passiva da requerida e falta de interesse de agir. O autor busca a extinção do processo em relação à Sra. Rejane, com pedidos de condenação em custas e dispensa de audiência de conciliação.

41visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Processo nº. $[processo_numero_cnj]

Reconhecimento e dissolução de união estável

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, mui respeitosamente perante V. Exa. através dos procuradores in fine assinados, apresentar

 

CONTESTAÇÃO

 

ao processo de reconhecimento e dissolução de união estável que lhe move $[parte_reu_nome_completo], já qualificado nos autos do processo acima epigrafado, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

 

I. DA SÍNTESE DA INICIAL

 

O autor promoveu a presente ação visando o reconhecimento e dissolução da união estável com a requerida $[geral_informacao_generica], já qualificada, informando que manteve relação conjugal com a mesma no período de fevereiro de $[geral_informacao_generica] até novembro de $[geral_informacao_generica], possuindo relacionamento contínuo, duradouro e familiar, e que dessa união tiveram um filho, $[geral_informacao_generica], nascido em $[geral_data_generica].

 

Informa a constituição de bens para partilha, junta provas da relação havida e requer a inclusão da segunda requerida, Sra. $[geral_informacao_generica], para fins de ciência dos autos e partilha de bens.

 

É a síntese.

 

II. PRELIMINARMENTE

 

Antes de adentrar a discussão do mérito, mister se faz apontar a preliminar abaixo:

 

1. DA ILEGITIMIDADE PASSIVA DA REQUERIDA

 

É patente a ilegitimidade ad causam da requerida Rejane para figurar no polo passivo da presente demanda.

 

Segundo ensinamento do Prof. Fredie Didier "a legitimidade é verificada a partir daquilo que é concretamente discutido", existindo a coincidência entre as partes que figuram na relação processual e aquelas que figuram na relação material e no presente caso, é cristalina a ausência da correspondência entre as partes pelos objetivos perseguidos.

 

Conforme exposto acima, o autor propôs a presente ação de reconhecimento e dissolução de união estável em face de sua atual companheira e de sua ex-cônjuge, Sra. $[geral_informacao_generica].

 

Como sabido, a ação de reconhecimento e dissolução de união estável versa sobre a união fática de duas pessoas, com o propósito de estabelecer comunhão plena de vida, assumindo publicamente e mutuamente os companheiros a qualidade de consortes, com base na igualdade de direitos e deveres. 

 

Para que se caracterize a união estável perseguida nos presentes autos, é fundamental que …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.