Direito Civil

Ação de Obrigação de Fazer | Entrega de Documentos | Modelo

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de obrigação de fazer para a entrega de documentos da falecida esposa, furtados pelas rés. O autor necessita dos documentos para requerer pensão por morte e inventário, tendo tentado recuperar amigavelmente os mesmos sem sucesso. Requer tutela de urgência e multa por descumprimento.

229visualizações

17downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado in fine assinado, propor o presente 

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPATÓRIA 

com fulcro na Lei n. 12.016/09, combinada com o artigo 5º, LXIX, da Constituição Federal, em face de Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrita no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliada na Inserir Endereço e Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrita no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliada na Inserir Endereço, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

PRELIMINARMENTE

DA INEXISTÊNCIA DE E-MAIL

A Autora não possui endereço eletrônico, já que é carente de recursos financeiros e de pleno acesso aos meios de comunicação virtual, razão pela qual deixa de indicá-lo na presente exordial.

DOS FATOS

O requerente era casado com a senhora Informação Omitida, que faleceu em 13.06.2016.

 

Ocorre que após o falecimento as requeridas que são enteadas do autor, furtou da residência deste todos os documentos da falecida, incluindo, RG, CPF, cartão de Banco entre outros.

 

Cumpre destacar que o autor necessita de tais documentos para  dar entrada no beneficio de pensão por morte e posteriormente ajuizar uma ação de  inventario.

 

Destaca-se que o requerente tentou por diversas vezes e amigavelmente recuperar tais documentos, ocasião em que não obteve sucesso, motivo pela qual enseja tal ação.

DO SUBSTRATO JURÍDICO

Assim a pretensão do autor encontra-se respaldo no NCPC: 

 

Art. 806.  O devedor de obrigação de entrega de coisa certa, constante de título executivo extrajudicial, será citado para, em 15 (quinze) dias, satisfazer a obrigação.

§ 1o Ao despachar a inicial, o juiz poderá fixar multa por dia de atraso no cumprimento da obrigação, ficando o respectivo valor sujeito a alteração, caso se revele insuficiente ou excessivo.

§ 2o Do mandado de citação constará ordem para imissão na posse ou busca e apreensão, conforme se tratar de bem imóvel ou móvel, cujo cumprimento se dará de imediato, se o executado não satisfizer a obrigação no prazo que lhe foi designado.

 

Art. 807.  Se o executado entregar a coisa, será lavrado o termo respectivo e considerada satisfeita a obrigação, prosseguindo-se a execução para o pagamento de frutos ou o ressarcimento de prejuízos, se houver.

 

Art. 808.  Alienada a coisa quando já litigiosa, será expedido mandado contra o terceiro adquirente, que somente será ouvido após depositá-la.

 

Art. 809.  O exequente tem direito a receber, além de perdas e danos, o valor da coisa, quando essa se deteriorar, não lhe for entregue, não for encontrada ou não for reclamada do poder de terceiro adquirente.

§ 1o Não constando do título o valor da coisa e sendo impossível sua avaliação, o exequente apresentará estimativa, sujeitando-a ao arbitramento judicial.

§ 2o Serão apurados em liquidação o valor da coisa e os prejuízos.

 

Art. 810.  Havendo benfeitorias indenizáveis feitas na coisa pelo executado ou por terceiros de cujo poder ela houver sido tirada, a liquidação prévia é obrigatória.

Parágrafo único.  Havendo saldo:

I - em favor do executado ou de terceiros, o exequente o depositará ao requerer a entrega da coisa;

II - em favor do exequente, esse poderá cobrá-lo nos autos do mesmo processo.

 

Dessa forma, a jurisprudência pátria compreende:

       

TJ-RS - Agravo de Instrumento AI 70065323891 RS (TJ-RS)

Data de publicação: 30/06/2015

Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO.AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGA DE COISA CERTA. COMPRA E VENDA DEVEÍCULO. ATRASO NA ENTREGA. PAGAMENTO EFETUADO. IMPOSIÇÃO DE ASTREINTES. AUSÊNCIA DE EXCESSIVIDADE. DILAÇÃO DO PRAZO PARA CUMPRIMENTO. A multa coercitiva tem a função de desencorajar a inobservância do que foi determinado pelo juízo a quo, in casu, a entrega do veículo adquirido e pago pelo autor. Importante que as astreintes sejam fixadas em valor condizente com a situação, visando a dar efetividade à decisão judicial, conforme o disposto nos §§ 3º e 4º do art. 461, CPC. Hipótese que recomenda pequena redução do quantum arbitrado, tão somente para determinar que o desatendimento da ordem no prazo será equivalente a 10% do valor atualizado de tabela do bem em questão, a fim de dar proporcionalidade entre o valor fixado e a obrigação a ser cumprida. Prazo para cumprimento da obrigação dilatado para 30 dias. AGRAVO PARCIALMENTE PROVIDO EM DECISÃ…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.