Direito Civil

Petição | Impenhorabilidade | Veículo | Instrumento de Trabalho | Novo CPC

Resumo com Inteligência Artificial

A petição requer a declaração de impenhorabilidade de um veículo utilizado pelo autor em sua pequena agroindústria, fundamentando-se no art. 833, V do CPC, que protege bens essenciais ao exercício profissional. O pedido inclui a manutenção da posse do veículo até decisão final.

195visualizações

14downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTISIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA CIDADE - UF

 

 

 

 

 

URGENTE!

MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA

 

 PROCESSO n° Número do Processo

 

 

 

Nome Completo, profissional liberal, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por seus procuradores que esta subscrevem, vem à presença de Vossa Excelência, apresentar o presente

INCIDENTE DE IMPENHORABILIDADE COM PEDIDO LIMINAR DE MANUTENÇÃO DE POSSE

pelos motivos de fato e de direito abaixo expostos:

 

 

O suplicante/executado é proprietário do veículo FIAT/UNO MILLE EP, placa Informação Omitida, fabricação/ano 1995-1996, conforme Certidão de Registro anexa.

 

Pois bem, a requerimento da parte credora (fls.220/221), restou deferida por esse MM. Juízo a penhora do referido veículo, bem como a sua remoção, ficando a credora como fiel depositária do bem, conforme decisão de fl.229.

 

Ocorre Excelência, que referido veículo é absolutamente impenhorável, conforme adiante será demonstrado.

 

O suplicante é agricultor e possui juntamente com sua esposa uma pequena agroindústria que processa artesanalmente produtos de origem vegetal, conforme faz prova o Atestado de Cadastramento anexo, o qual atesta o estabelecimento da agroindústria, bem como dos agricultores a ela relacionados, qual seja: Nome Completo, CPF n° Inserir CPF, Inscrição Estadual n° Informação Omitida

 

Os alimentos produzidos na pequena agroindústria são vendidos pelo suplicante Nome e sua esposa em vários pontos da cidade de Informação Omitida, na forma de vendedor ambulante, conforme Alvará De Autorização à Título Precário, inscrição municipal n° Informação Omitida(documento anexo).

 

Ocorre que para realizar o transporte dos alimentos, o executado Nome e sua esposa utilizam o veículo FIAT UNO MILLE, placa Informação Omitida, ano 1995, ora penhorado, carro com mais de 23 anos e único de propriedade do casal. Tal fato resta cabalmente comprovado pela LICENÇA SANITÁRIA N° 6 2017, expedida pela Fundação Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Informação Omitida, a qual comprova de forma cabal que o veículo acima descrito é utilizado pelo executado no transporte de alimentos (documento anexo).

 

Estabelece o art. 833, V, do CPC:

 

Art. 833.  São impenhoráveis:

V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado;

 

O entendimento jurisprudencial dos Tribunais Pátrios pacificou a matéria em todos os seus pontos, e, nesse diapasão, apenas para reforçar, colacionamos aos autos os seguintes entendimentos jurisprudenciais acerca da matéria: 

 

Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. NEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. IMPENHORABILIDADE DE VEÍCULO. INSTRUMENTO DE TRABALHO. Deve ser reconhecido o caráter impenhorável do veículo de propriedade do devedor/agravante, na medida em que restou comprovado que o bem é utilizado no transporte da …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.