Direito Penal

Modelo de Alegações Finais | Desacato | Artigo 331, CPB

Resumo com Inteligência Artificial

O acusado de desacato a policiais busca absolvição alegando falta de provas e contradições nos depoimentos. A defesa argumenta que as palavras proferidas não demonstram intenção de ofender, além de ressaltar o estado de embriaguez do réu durante o incidente.

271visualizações

23downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO ___ JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL E DELITOS DE TRÂNSITO DA COMARCA DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

AÇÃO PENAL Nº Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, acusados já devidamente qualificados no feito em epigrafe, por seu defensor dativo nomeado (Nomeação de fl.57), comparecem respeitosamente à ilustrada presença de Vossa Excelência, a fim de apresentar

ALEGAÇÕES FINAIS

 

Os elementos probatórios, de fato, não são suficientes a demonstrar o dolo específico do acusado de ultrajar e desrespeitar a função pública exercida pelos milicianos.

 

O acusado, na delegacia, em síntese, disse (fl. 13) que não xingou os policiais.

 

Os milicianos Informação Omitida e Informação Omitida, por sua vez, fazem referência tão somente a meros xingamentos proferidos pelos acusados, mas não a desacatos. Inclusive, ressalta-se que, em seus depoimentos na delegacia, os policiais não relatam os mesmos xingamentos, o que deixa dúvidas acerca da veracidade de suas versões. 

 

Logo, não há como definir, pelos dados constantes nos autos, mais especificamente pelas provas colhidas, quais palavras aviltantes teriam sido proferidas pelo acusado, quiçá o propósito específico de desprestigiar a função pública dos ofendidos, o que conduz à absolvição.

 

A propósito, colhe-se da jurisprudência pátria, in verbis:

 

APELAÇÃO CRIME. DELITOS DE AMEAÇA E DESACATO. ARTIGOS 147 E 331 AMBOS DO CÓDIGO PENAL. [...]  

DESACATO. Ausente prova segura de que as palavras proferidas pelo acusado eram em demérito da Administração Pública, impõe-se a absolvição. APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDA. (TJRS, Recurso Criminal n. 71002236453, rel. Des. Volcir Antonio Casal, j. 14/09/2009).

 

DESACATO. FALTA DE CERTEZA QUANTO À EXPRESSÃO SUPOSTAMENTE UTILIZADA PELO ACUSADO. ABSOLVIÇÃO COM FUNDAMENTO NO INCISO II DO ART. 386 DO CPP. Não indicando as provas dos autos, com exata certeza, qual foi a expressão supostamente utilizada pelo acusado de desacato, impõe-se a solução absolutória com fundamento no inciso II do art. 386 do CPP. Caso não se obtenha prova daquilo que realmente foi praticado, deve ser invocado o mecanismo do in dubio pro reo fundado nessa causa objetiva - Falta de prova da existência do fato -, e não sob a égide da causa subjetiva disposta no inciso VI do art. 386 do CPP. (TJSP, Apelação Criminal n. 1379105/9, rel. Juiz Ricardo Dip).

 

Do Tribunal de Justiça de Santa Catarina colhe-se, verbis: 

 

APELAÇÃO CRIMINAL. DESACATO E RESISTÊNCIA. SENTENÇA ABSOLUTÓRIA. Irresignação ministerial objetivando a condenação nos termos da denúncia. Acolhimento inviável. Contexto probatório inapto a evidenciar o efetivo pronunciamento, pelo acusado, de palavras desabonadoras em face da policial, caracterizadoras, em tese, da conduta típica insculpida no artigo 331 do Códido Penal. Ausência, por conseguinte, da comprovação da legalidade do ato (ordem de prisão) a que supostamente se opôs o sentenciado. Elementar do delito de resistência não demonstrada a contento. Dúvida que se resolve em favor do réu. Manutenção da absolvição que se impõe. Apelo não provido. (Apelação Criminal …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.