Direito Penal

[Modelo] de Resposta à Acusação | Porte Ilegal de Arma e Receptação com Pedido de Absolvição

Resumo com Inteligência Artificial

A defesa apresenta resposta à acusação por porte ilegal de arma e receptação, argumentando a ausência de provas e a necessidade de absolvição sumária com base no princípio da presunção de inocência e no art. 397, III do CPP. Requer a intimação de testemunhas.

8visualizações

3downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

Ação Penal nº Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, já devidamente qualificado nos autos da ação penal em epígrafe que lhe move o Ministério Público, em curso por este juízo, por seus advogados e procuradores infra-assinado, conforme procuração anexa, com endereço profissional na Endereço do Advogado, onde receberá intimações/notificações, com fundamento na legislação vigente e com suporte na pacífica jurisprudência dos tribunais vem mui respeitosamente, no Processo Crime, que lhe move o MINISTÉRIO PÚBLICO pela suposta prática do crime previsto no Artigo 16, caput, da Lei nº 10.826/03 e artigo 180, caput, do Código Penal na forma do artigo 69 do Código Penal,  à presença de Vossa Excelência apresentar

RESPOSTA À ACUSAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

I – SÍNTESE PROCESSUAL

Imputa-lhe a denuncia que o acusado supostamente praticou a conduta descrita na norma penal incriminadora prevista no artigo 16, caput, da Lei nº 10.826/03 e artigo 180, caput, do Código Penal, na forma do artigo 69 do Código Penal, conforme narrou à denúncia.

                           

O denunciado foi notificado para oferecer sua resposta à acusação, por escrito, no prazo legal, nos termos do art. 396, do Código de Processo Penal.

                           

É a síntese necessária.

II – FUNDAMENTOS

De uma leitura da denúncia de fls.02/04 e do acervo probatório que a acompanha conclui-se, a que os fatos narrados na peça de acusação não correspondem com a veracidade dos fatos. 

                             

Importante frisar que o Inquérito policial é mera peça informativa, fornecendo ao douto membro do Ministério público elementos para formar a opinio delicti.

                               

Nessa linha, se o douto promotor de justiça imputa uma conduta criminosa ao Réu, deve o mesmo provar que tal conduta se amolda ao tipo penal, merecendo punição correspondente, conforme estabelecido em lei.

                           

No presente caso, não estão presentes os elementos probatórios necessários para imputar, de forma veemente e indubitável, o fato criminoso à …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.