[Modelo] de Requerimento de Desistência de Ação | Extinção do Processo sem Mérito
Resumo com Inteligência Artificial
Parte solicita a desistência da ação em razão de mudança para outro estado e impossibilidade de comparecimento à audiência, requerendo a extinção do processo sem resolução do mérito, com base no art. 485, VIII, do CPC e no enunciado 90 do FONAJE.
8visualizações
2downloads
Sobre este documento
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.
Não encontrou o que queria?
Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DO ___ JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE - UF
Processo nº Número do Processo
Nome Completo, já qualificada nos autos da AÇÃO em epigrafe, que move em face de Razão Social, por sua advogada que esta subscreve, vem respeitosamente à presença de V. Exa., declarar que:
Tendo em vista estar morando no Estado do Informação Omitida e não ter condições de vir à audiência, a requerente desiste de prosseguir com a …
Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
Não fique com dúvidas
Confira as perguntas frequentes
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.
Uma petição de desistência de ação é um documento em que a parte autora solicita ao juiz que encerre o processo, sem julgamento do mérito, por não ter mais interesse em prosseguir com a demanda.
Para desistir de uma ação judicial, a parte interessada deve apresentar uma petição ao juiz responsável pelo caso, solicitando a extinção do processo com base em motivos específicos, como mudança de estado ou falta de condições para comparecer à audiência.
Ao desistir de uma ação antes da audiência, o processo é extinto sem resolução do mérito, o que significa que o caso não será julgado e não haverá decisão sobre o mérito das alegações apresentadas.
Não, conforme o enunciado 90 do FONAJE, a desistência da ação pode ser realizada mesmo sem a anuência do réu já citado, levando à extinção do processo sem resolução do mérito.
Uma parte pode desistir de uma ação judicial em diversas situações, como mudança de residência para outro estado que dificulta o comparecimento à audiência ou perda do interesse na causa.
O artigo 485, Inciso VIII, do Código de Processo Civil prevê que o juiz pode extinguir o processo sem resolução do mérito, caso a parte autora desista da ação, mesmo que o réu já tenha sido citado.
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.