Direito Previdenciário

[Modelo] de Contestação em Ação de Pensão por Morte | Impugnação à Contestação do INSS

Resumo com Inteligência Artificial

A parte autora impugna a contestação do INSS, que alegou genericamente a falta de requisitos para a pensão por morte. Alega que a autora, dependente inválida desde a infância, preenche todos os requisitos legais, e pede a procedência do pedido inicial.

73visualizações

10downloads

Sobre este documento

Petição

Excelentíssimo (a) Juiz (a) Federal da ___ Vara do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária de CIDADE - UF

 

 

 

 

 

Autos nº Número do Processo

 

 

 

Nome Completo, vem por seu procurador, expor e ao final requerer.

 

Nos termos dos arts. 350 e 351 do CPC, haverá impugnação nas hipóteses em que o réu, em sua contestação, tiver alegado alguma questão preliminar (art. 337 do CPC), ou se tiver aduzido algum fato extintivo, impeditivo ou modificativo do direito do Autor.

 

Não obstante a norma processual para não realização de impugnação à contestação, faz-se mister os fundamentos adiante expostos, uma vez que o processo judicial se presta a buscar a verdade por todos os meios de provas. Assim, em que pese os esforços dos ilustres Procuradores Federais, temos que suas alegações não passam de argumentos infundados e genéricos, não merecendo, portanto, serem acolhidos pelos motivos que passa a expor.

 

A parte Ré, em sua peça contestatória, faz alegações manifestamente genéricas, haja vista o direito incontroverso da Autora.

1. MÉRITO

A parte Ré alega, em sua peça contestatória, de forma genérica, que a parte Autora não preencheu os requisitos exigidos para concessão do benefício de pensão por morte, sem, contudo, indicar qualquer fato impeditivo, modificativo ou extintivo de seu direito.

 

O Réu alega, ainda, que a Postulante teria exercido atividade remunerada e, por isso, não poderia ser considerada dependente do instituidor, no entanto, embora conste vínculo no CNIS, certo é que Autora nunca exerceu de fato tais atividades, sendo que o aludido registro se deu, unicamente, em razão da preocupação do Instituidor com a previdência da filha deficiente, que não conseguia trabalhar.

 

Por esta razão, o Instituidor/genitor da Postulante, a registrou no quadro de funcionários de seu estabelecimento, apenas para garantir contribuições e possíveis benefícios previdenciários futuros, em razão de sua deficiência e incapacidade total para o trabalho.

 

Tal condição foi confirmada pelo perito oficial, em seu laudo técnico, registrado nos autos em 30/12/2020, conforme fragmento …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.