Direito do Trabalho

[Modelo] de Recurso Ordinário | Reforma de Sentença sobre Horas Extras e Regime de Compensação

Resumo com Inteligência Artificial

Recurso ordinário do reclamado visa reformar sentença que condenou ao pagamento de horas extras, alegando validade do regime de compensação por banco de horas. Argumenta que a decisão viola a legislação trabalhista, especialmente em relação ao critério de pagamento e jornada de trabalho.

16visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(a) SENHOR(a) DOUTOR(a) JUIZ(a) DA $[processo_vara] VARA DO TRABALHO DE $[processo_comarca] – $[processo_uf]

 

 

 

 

 

PROCESSO Nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_razao_social], já devidamente qualificado nos autos do processo em destaque, movido por $[parte_reu_nome_completo], vem, por seu advogado signatário, mandato incluso, perante Vossa Excelência, interpor

RECURSO ORDINÁRIO

para o Egrégio Tribunal do Trabalho da $[processo_uf] Região, o que faz com fundamento nos termos da peça anexa.

 

Requer seja o mesmo, recebido e processado e, cumpridas as formalidades legais, sejam os autos - com as razões anexas - encaminhados ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da $[processo_uf] Região.

 

Termos em que pede e espera deferimento.

 

 

$[advogado_cidade], $[geral_data_extenso].

 

$[advogado_assinatura]

RAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO

 

PROCESSO Nº$[processo_numero_cnj]

RECLAMANTE: $[parte_reu_nome_completo]

RECLAMADO: $[parte_autor_razao_social]

 

Colendo Tribunal,

Egrégia Turma,

Eméritos Julgadores,

 

A douta sentença do Juízo "a quo", ainda que exarada por magistrado de alto saber jurídico, merece ser reformada, consoante demonstrar-se-á no decorrer do presente recurso.

I – NO MÉRITO

1. Das horas extras

O juízo de origem, acolhendo em parte os argumentos tecidos na inicial e considerando os cartões-ponto válidos, condenou a recorrente ao pagamento de horas-extras, considerando como tais as que ultrapassarem a jornada de 7h20 diária e 44 horas semanais pela invalidação do regime compensatório adotado por ausência de créditos e débitos, com adicional respectivo e reflexos.

 

Ainda, condenou a empresa ao pagamento dos minutos que excederam a jornada com base no art. 58, §1º da CLT, com adicional de 50%, se realizadas.

 

A decisão de primeiro grau, entretanto, merece reforma, consoante se passa a expor.

a) Do regime de compensação horária

O MMº Juízo a quo entendeu pela invalidade do regime de compensação na modalidade de banco de horas, ante a ausência saldo de banco de horas/créditos e débitos.

 

Com a máxima vênia, não há que se falar em nulidade do regime compensatório adotado entre as partes, pois este consta previsto no contrato individual de trabalho e normas coletivas, bem como o recorrido se beneficiou das folgas, não podendo ser admitido pelo Juízo que o recorrido se beneficie duplamente, pois gozou de compensação e houve condenação neste sentido, o que caracterizaria o bis in idem.

 

Outrossim, desde outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal hoje em vigor, a compensação de horária passou a ser ampla, estando totalmente isenta do cumprimento de qualquer requisito.

 

O texto constitucional não dá margem à interpretação restritiva, como a que fez a Juízo recorrido:

 

Art. 7º. (...) XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.” (grifo nosso).

 

De outra parte, cumpre ressaltar também que a mera a …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.