Direito Previdenciário

[Modelo] de Recurso Ordinário ao INSS | Aposentadoria Especial Rural e Tempo de Contribuição

Resumo com Inteligência Artificial

Recurso administrativo ao INSS para aposentadoria especial rural, contestando a negativa da contagem de tempo de atividade especial. Alega erro na análise de períodos laborais e requer revisão, reconhecimento de períodos como contribuinte individual e segurado especial, além de pagamento de diferenças de parcelas.

31visualizações

13downloads

Sobre este documento

Petição

RECURSO À JUNTA DE RECURSO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DO CONSELHO DE RECURSOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

 

 

 

 

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO: Informação Omitida 

SEGURADO: Nome Completo

RECORRIDO: Nome Completo

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG Inserir RG, inscrito no CPF sob nº Inserir CPF, e-mail: Informação Omitida, Inserir Endereço vem, perante a Junta de Recursos, interpor:

 

RECURSO ORDINÁRIO ADMINISTRATIVO

 

Contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, Autarquia Federal, Agência da Previdência Social, com endereço para citação na Inserir Endereço, pelos motivos de fato e de direito adiante declinados. 

I. Da síntese fática

 

Conte aqui o que você está pedindo e o que o INSS considerou, conforme o exemplo:

 

O requerente, por preencher todas as condições necessárias para APOSENTADORIA ESPECIAL, requereu em Data junto ao INSS sua aposentadoria, registrado sob o NB Informação Omitida.

 

Acontece que o INSS se equivocou na análise e deixou de reconhecer:

 

a) O período de atividade especial entre Data a Data no qual o requerente desenvolveu suas atividades laborais junto a empresa Informação Omitida, exposto ao agente físico RUÍDO em intensidade insalubre, vide formulário Informação Omitida anexado entre as págs. Informação Omitida e Informação Omitida do Processo Administrativo. 

 

b) O período como contribuinte individual de Data a Data em que foi vertido contribuição previdenciária como contribuinte individual (vide Guias da Previdência Social anexadas ao presente recurso).

 

c) O período como segurado especial entre Data a Data, laborado como segurado especial na lavoura.

 

Ocorre, que a decisão do INSS está em descompasso com a legislação previdenciária, bem como entendimento do CRPS, vez que não motivou sua decisão de rejeitar a insalubridade do período supracitado e não oportunizou a justificação administrativa apesar da apresentação de início de prova material.

Assim, caso a autarquia tivesse considerado o período requerido o segurado ensejaria o benefício de aposentadoria especial.

 

II. DO TEMPO DE SERVIÇO CONTROVERTIDO

 

Conte aqui porque você tem direito ao que o INSS negou, aqui é o espaço para utilizar a fundamentação da Lei que você souber. Ou falar que você tem algum amigo especifico que conseguiu o que você quer.

1. Da Atividade Rural

A comprovação da atividade rural pode ser feita mediante a apresentação dos documentos elencados no artigo 106 da Lei 8213/1991, casos em que haverá prova plena, por si só suficientes à demonstração do trabalho rural ou mediante justificação administrativa baseada em início de prova material (art. 107 e parágrafo 3°, art. 55, Lei 8.213/1991.)

 

Para comprovar o período foi apresentado no INSS os seguintes documentos:

 

a)  Registros de imóveis rural do pai, onde constar profissão deste como lavrador …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.