Direito Previdenciário

[Modelo] de Ação de Auxílio-Reclusão | Concessão para Esposa de Preso com Filhos Menores

Resumo com Inteligência Artificial

A ação requer a concessão de auxílio-reclusão para a autora, esposa de um segurado preso, que possui cinco filhos menores. Alega o cumprimento dos requisitos legais, como a dependência econômica e a ausência de carência para o benefício. Pede citação do INSS e concessão do benefício com correção monetária.

24visualizações

5downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], através de seu advogado e procurador infra-assinado, vem respeitosamente à presença de V. Exa. propor contra o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia federal, com Procuradoria Regional situada na $[parte_reu_endereco_completo], a presente

 

AÇÃO DE AUXÍLIO-RECLUSÃO

 

com amparo nos termos do artigo 80 e seguintes da Lei nº 8.213/91, art. 116 do Decreto nº 3.048/99, e artigo 282 do CPC, mediante os seguintes fatos e fundamentos: 

 

1) $[geral_informacao_generica], esposo da Requerente desde $[geral_data_generica], como contribuinte da Previdência Social recolheu a devida contribuição de SEGURADO até a data de $[geral_data_generica], conforme documentos anexos, quais sejam: Certidão de Casamento, CPF, RG, CTPS, PIS e Guias da Previdência Social (GPS) que comprovam que era trabalhador urbano, contribuinte da PREVIDÊNCIA SOCIAL, e encontra-se recolhido no Presídio Regional de $[geral_informacao_generica], desde o dia $[geral_data_generica], cumprindo pena de prisão de 05 (cinco) anos e 04 (quatro) meses, em regime fechado, conforme faz prova a cópia do Mandado de Prisão em anexo. 

 

2) A Requerente não recebe nenhum tipo de benefício da Previdência Social, nem de outro regime previdenciário. 

 

3) O recluso está cumprindo a pena que lhe foi imposta pela JUSTIÇA, e possui 05 (cinco) filhos, que são: $[geral_informacao_generica] (02), $[geral_informacao_generica] (05), $[geral_informacao_generica] (07), $[geral_informacao_generica] (08), $[geral_informacao_generica] (11) e $[geral_informacao_generica] (12). 

 

4) O artigo 116 do Decreto nº 3.048/99, combinado com o artigo 80 da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991, diz: 

 

“Art. 80. O auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.