Direito de Família

[Modelo] de Ação de Exoneração de Alimentos | Maioridade e Mudança Financeira

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de exoneração de alimentos proposta pelo autor, que alega que o filho atingiu a maioridade civil e não estuda. O autor enfrenta dificuldades financeiras e busca a homologação do acordo entre as partes, solicitando a antecipação dos efeitos da tutela para cancelar os descontos na folha de pagamento.

4visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA$[PROCESSO_VARA] DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA]$[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

   

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, mui respeitosamente perante V. Exa. através dos procuradores in fine assinados, propor a presente

 

AÇÃO DE EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS

 

pelos motivos de fato e de direito articuladamente expostos.

 

DOS FATOS

 

Ao que se vislumbra, na data de 11/07/2011, através do processo nº $[geral_informacao_generica], Ação de Alimentos, que correu perante este I. Juízo, estabeleceu-se que o Requerente contribuiria para o sustento de seu filho $[geral_informacao_generica], ora Requerido, com o valor mensal de 36,69% do salário mínimo vigente à época, como demonstra cópia de ofício da Sentença em anexo.

 

Necessário anotar-se, que até a presente data, o Requerente encontra-se em dia com o cumprimento de sua obrigação alimentícia, mediante o pagamento pontual da pensão devida, sendo descontado diretamente no pagamento de seu salário.

 

Entretanto, o Requerido já atingiu a maioridade civil, está com 20 anos, e ademais, não frequenta estabelecimento de ensino superior. O Requerido está trabalhando como motorista e concorda com a exoneração dos alimentos.

 

Ademais, vale ressaltar que o Requerente constituiu nova família, tem uma filha com menos de 3 anos de idade e tem enfrentado desafios financeiros. Portanto, a exoneração de alimentos vai proporcionar ao Requerente e sua família um alívio financeiro, sem pesar negativamente para o Requerido.

 

Além disso, o Requerente continuará ajudando seu filho (Requerido) em suas necessidades, como pai responsável que é. Por esse motivo, esta ação ocorre de forma amigável.

 

DO DIREITO

Da possibilidade de exoneração 

 

O pedido de exoneração tem fundamento no disposto no art. 1.699 do Código Civil.

 

Há de se considerar que houve mudança, tanto na situação financeira do Requerente, eis que atualmente necessita de gastos maiores com sua família, quanto na situação do Requerido, uma vez que o pátrio poder foi extinto com a maioridade, goza de saúde, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão