Direito Civil

[Modelo] de Ação de Danos Morais por Publicações Difamatórias em Redes Sociais

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de reparação de danos morais proposta pelo autor em razão de publicações difamatórias em redes sociais pela ré, que causaram ofensa à sua imagem e honra. O autor solicita gratuidade da justiça, indenização de 40 salários mínimos e retratação pública.

15visualizações

3downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE $[PROCESSO COMARCA] $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

 

 

  

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, mui respeitosamente perante V. Exa. através dos procuradores in fine assinados, propor a presente

 

AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANOS MORAIS EM RAZÃO DE PUBLICAÇÕES DIFAMATÓRIAS EM REDE SOCIAL 

  

em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo] pelas razões de fato e de direito a seguir expostas: 

 

DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA 

 

Inicialmente, afirma o autor que não possui condições de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do sustento próprio, bem como o de sua família, razão pela qual faz jus ao benefício da gratuidade da justiça, assegurados pela Constituição Federal, artigo 5º, LXXIV e pela Lei 13.105/2015 (CPC), artigo 98 e seguintes. 

  

1 – DOS FATOS 

 

No início de mês de março de 2021 a Ré publicou uma foto do autor com mais três membros do grupo de ciclismo: pedal da madruga Jequié, na qual eles estavam ao lado de uma placa da cidade de Ipiaú. 

 

Embora todos estivessem em suas bicicletas, mantendo certa distância, e realizando uma atividade física ao ar livre, a Ré publicou juntamente com a foto supracitada, frases que causaram muito mal estar ao requerente diante da sociedade, familiares, amigos e colegas de trabalho, uma vez que ela descrevera de forma pejorativa a situação, fato que induzia a percepções errôneas do momento ali exposto, bem como da postura das pessoas na foto diante da pandemia e da necessidade de distanciamento social. 

 

As frases diziam: 

 

“Fecham as academias por causa da pandemia (Academia liberada somente com o uso da máscara+higienização com álcool). Fecham os bares por motivo das aglomerações sem o uso de máscara. Mas grupos de pedal sem máscara pode liberar (emoji) realmente ñ da para entender E esse povo ainda quer respeito? Não estou a favor de bares abertos Estou a favor a favor das restrições E cada um tem q ter consciência ESTAMOS VIVENDO UMA PANDEMIA” 

 

Ainda na postagem, a Ré marcou o Instagram do grupo de penal que o Réu faz parte ($[geral_informacao_generica]) ampliando sobremaneira a visibilidade da publicação e o constrangimento do autor, causando-lhe danos extrapatrimoniais uma vez que teve sua imagem atrelada a pessoa desrespeitosa à situação pandêmica vivenciada por todas as pessoas da terra. 

 

Mas não processem as insinuações da Ré, pois o autor pai de família, trabalhador, responsável e sempre tomou todos os cuidados necessários à precaução à disseminação da COVID-19. Usa máscara e faz as devidas higienizações com álcool gel, protegendo a si, sua família e a sociedade. 

 

Durante os trajetos com o grupo do pedal a utilização da máscara é relativizada uma vez que se trata de um esporte individual em sua essência e realizado ao ar livre. No momento da foto a parada foi rápida e com o objetivo de fotografar apenas, e é possível observar que todos estão afastados. 

 

O fato é que a requerida não tinha o direito de expor o autor como fizera. Foi leviana e irresponsável, cuja atitude atingiu em cheio a esfera personalíssima do requerente, causando-lhe inúmeros constrangimentos.   

 

Não se sabe qual foi o objetivo da requerida, mas sem dúvida e com dolo ela quis denegrir a imagem do Requerente e de seus colegas do grupo de pedal.  

 

Segue abaixo a postagem tal qual realizada:  

 

Em razão desta da exposição feita pela ré, muitas outras pessoas passaram a realizar comentários negativos, preconceituosos e tendenciosos contra o Requerente e seus colegas da foto. Todos induzido pela atitude e pelas palavras da Ré. 

 

Desta forma, sentindo-se profundamente ofendido, bem como tendo sua imagem atacada, o autor sofreu muito, inclusive emocionalmente, tendo afetada sua integridade psíquica e sua honra. 

 

E por ter uma reputação ilibada, o Requerente procura o Poder Judiciário para dirimir tal atitude lesiva à sua honra e imagem praticada irresponsavelmente pela requerida. 

 

II - DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS 

Dos Crimes

 

Primeiramente, cumpre ressaltar que a requerida supostamente praticou ilícito penal quais sejam: Calúnia (art. 138) e Difamação (art. 139), ambos do Código Penal. 

 

Assim, supracitado diploma descreve que aquele que tiver sua honra objetiva (reputação) lesada por outrem, responderá pelo crime de calúnia: 

 

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. 

§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. 

 

Neste sentido, vislumbra-se que o dispositivo tutela a qualidade física, intelectual e moral do indivíduo, ou seja, aquilo que as pessoas pensam à respeito dele. 

 

Outrossim, insta salientar a Difamação, que tem como objeto jurídico a proteção da honra objetiva do sujeito, ou seja, a sua boa fama no meio social. Notemos. 

 

Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: 

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. 

 

Assim, trata-se este de preservar o cidadão contra falsas alegações, evitando que todos à …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.