Direito Penal

[Modelo] de Habeas Corpus | Liberdade Provisória em Caso de Tráfico de Drogas

Resumo com Inteligência Artificial

Habeas corpus visando a concessão de liberdade provisória a acusado de tráfico de drogas, alegando que a quantidade ínfima não justifica a prisão preventiva. O pedido se fundamenta na primariedade do réu e na ausência de requisitos para a decretação da preventiva, pleiteando a revogação da prisão cautelar.

21visualizações

4downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DA SEÇÃO CRIMINAL DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE $[processo_estado]

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_razao_social], ora presentada por seu Órgão de Execução e Defensor Natural, com endereço para intimação na $[advogado_endereco], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal, impetrar a presente ordem de

 

HABEAS CORPUS

Com Pedido Liminar

 

em favor de $[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], $[parte_autor_rg], $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo],do Departamento de Inquéritos Policiais, pelas razões que passa a expor.

 

O requerente foi presa pela prática, em tese, do crime previsto no artigo 33, caput, c.c art. 40, inciso III, ambos da Lei nº 11.343/06, em 23 de abril de 2017.

 

O paciente teve, em sede de audiência de custódia, durante plantão, realizada em 23 de abril de 2017, realizada pela MM. $[geral_informacao_generica], sua prisão em flagrante convertida em preventiva, com fulcro na insuficiência, para o caso, das medidas cautelares previstas no artigo 319 do CPP, mesmo apesar de pedido da Defesa em sentido contrário:

 

“Dessa forma, diante da gravidade concreta do delito, afigura-se que nenhuma das cautelares prevista no artigo 319 do CPP se mostra suficiente e adequada ao caso. Assim, nos termos do parecer do representante ministerial, de rigor a conversão da prisão em  flagrante em prisão preventiva”

 

Ocorre que a própria juíza reconhecer que a quantidade de drogas por si só não é o suficiente para a caracterização de tráfico, ou seja, menos ainda para se usar como fundamentação para a conversão de prisão em flagrante por preventiva.

 

Devem-se se ater ao fato que o réu é primário e de bons antecedentes.

 

Na sistemática do Código de Processo Penal, só não se concede liberdade provisória quando presente quaisquer das hipóteses que autorizariam a decretação da prisão preventiva (art. 310, parágrafo único, do Código de Processo Penal). Não ocorrendo as hipóteses do artigo 312, como no presente caso, impõe-se a concessão da liberdade provisória, independentemente de fiança.

 

Aliás, é o que diz expressamente o artigo 5º, inciso LXVI, da Constituição Federal: “ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança”. E, justamente, a lei admite a liberdade provisória em todos os casos em que não há motivo para a decretação da preventiva.

 

A prisão no curso do processo, antes de reconhecida a culpabilidade do acusado por sentença definitiva, consiste em real constrangimento à liberdade individual, e …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.