Direito do Trabalho

Modelo de Embargos à Penhora. Impenhorabilidade. Conta Poupança. Trabalhista | Adv.Nathalie

Resumo com Inteligência Artificial

A peça apresenta embargos à penhora de valores em conta poupança, alegando a impenhorabilidade conforme o art. 833, IV, do CPC. A parte autora argumenta que o montante é essencial para sua subsistência e saúde, e pede a nulidade da penhora, requerendo assistência judiciária gratuita.

123visualizações

14downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DO TRABALHO DA $[processo_vara] VARA TRABALHISTA DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

PJe-JT nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], $[parte_autor_cpf], $[parte_autor_rg], residente e domiciliada a rua $[parte_autor_endereco_completo], vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seus Advogados, constituídos conforme procuração em anexo e com endereço para notificações e intimações na $[advogado_endereco], opor:

 

EMBARGOS À PENHORA

 

Em face de $[parte_reu_nome_completo], devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

 

I DA MATÉRIA PRELIMINAR

DA CONCESSÃO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

 

Antes de iniciada a discussão meritória é necessário se dizer que o Poder Judiciário trata comum a Reclamante que hodiernamente é hipossuficiente, já que não está vinculado a nenhum empregador, desempregado (conforme o registro em sua CTPS), motivo pelo qual declara que não pode arcar com os ônus processuais sem prejuízo próprio e de sua família, requerendo a concessão dos benefícios da assistência judiciária gratuita, tais quais previstos no art. 98 do CPC e na Lei 5.584/70. 

 

II- BREVE SÍNTESE

 

Trata-se de Execução promovida pelo Embargado em face da ora Embargante, fundamentada em Reclamação Trabalhista.

 

Em consequência, foram penhorados valores em conta poupança da Embargante quantia de R$ 224,08 (duzentos e vinte e quatro reais e oito centavos). A Embargante foi intimada da penhora, sendo, portanto, tempestivos esses Embargos.

 

III- DA IMPENHORABILIDADE DOS BENS DO EMBARGANTE

 

Deverá ser declarada nula a penhora realizada, tendo em vista que foi procedida em frontal desrespeito ao ART. 833, inciso IV, CPC (Lei 13.105/15). Senão vejamos:

 

“Art. 833.  São impenhoráveis:

X - a quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos;

§ 2o O disposto nos incisos IV e X do caput não se aplica à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 (cinquenta) salários-mínimos mensais, devendo a constrição observar o disposto no art. 528, § 8o, e no art. 529, § 3o."

 

A penhora recaiu sobre valores creditados em conta poupança da Embargante referente à ajuda de terceiros (familiares) afim de conseguir valores para efetuar exames médicos e consultas médicas, pois a mesma não possui plano de saúde e aguarda na fila …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.