Direito Civil

Modelo de Contrato de Mútuo com Garantia de Cotas Societárias.

Resumo com Inteligência Artificial

Contrato de mútuo entre pessoa física e jurídica, com empréstimo em dinheiro e garantia de cotas sociais. Estabelece condições de pagamento, sanções por inadimplência, conversão de dívida em participação societária, e cláusulas de rescisão e LGPD.

48visualizações

0downloads

Petição Premium

  • Legislação Atualizada

  • Doutrina Atualizada

  • Jurisprudência Atualizada

  • Tipografia Jurídica

Sobre este documento

Petição

CONTRATO DE MÚTUO COM GARANTIA DE COTAS SOCIETÁRIAS

 

 

DAS PARTES

 

1. $[informação_genérica], pessoa física, inscrita no CPF nº $[informação_genérica], residente e domiciliada em $[informação_genérica], denominado MUTUANTE;

 

2. $[informação_genérica], inscrita no CNPJ/MF sob nº [número do CNPJ], com sede em [endereço completo], doravante denominada MUTUÁRIA;

 

As partes acima ficam acertadas entre si, por justo e acordado, para o CONTRATO DE MÚTUO COM GARANTIA DE COTAS SOCIETÁRIAS a seguir, especificado nas condições estabelecidas nas seguintes cláusulas:

 

 

CLÁUSULA 1ª.  OBJETO

 

O presente contrato tem por objeto o empréstimo de numerário, realizado pela MUTUANTE em favor da MUTUÁRIA, no valor de R$ [valor numérico] ([valor por extenso]), que será utilizado exclusivamente para [finalidade do empréstimo].

 

 

CLÁUSULA 2ª. PRAZO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

O prazo para pagamento do valor mutuado é de [prazo, ex: XX meses], contados a partir da data de assinatura deste contrato.

 

O pagamento deverá ser realizado pela MUTUÁRIA à MUTUANTE, na conta bancária de titularidade da MUTUANTE, a ser informada oportunamente.

 

 

CLÁUSULA 3ª. GARANTIA

 

As obrigações da Contratada devem ser realizadas de acordo com as solicitações do Contratante, conforme descritivo, especificações e prazos estipulados nas cláusulas deste contrato.

 

Caso a MUTUÁRIA não efetue o pagamento do valor mutuado, acrescido dos encargos pactuados, até a data do vencimento estabelecida, a MUTUANTE terá o direito de executar a garantia, podendo optar por converter o valor do débito em participação societária na MUTUÁRIA, assumindo as cotas sociais dadas em garantia.

 

 

CLÁUSULA 4ª. INADIMPLÊNCIA

 

Em caso de inadimplência, ou seja, o não pagamento total ou parcial do valor mutuado na data estipulada, será acrescido à dívida multa de [X]%, além dos juros de mora de [Y]% ao mês.

 

Se houver inadimplência por um período superior a [prazo, ex: XX dias], a MUTUANTE poderá exercer de imediato seu direito à garantia prevista na Cláusula Terceira.

 

 

CLÁUSULA 5ª. CONVERSÃO EM COTAS SOCIETÁRIAS

 

Caso a MUTUANTE opte pela conversão do crédito em cotas da empresa, a MUTUÁRIA se compromete a realizar todos os atos necessários para a transferência das cotas, sem restrições, mediante alteração contratual, a ser registrada na Junta Comercial.

 

A conversão será feita com base no valor de mercado das cotas na data do vencimento da dívida, conforme avaliação realizada por …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Avançado

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão