Direito Civil

[Modelo] de Contestação em Ação de Reintegração de Posse | Defesa por Falta de Posse

Resumo com Inteligência Artificial

Modelo de contestação em ação de reintegração de posse, onde os réus alegam que nunca tiveram a posse do imóvel. Requerem a improcedência dos pedidos da autora, que busca indenização por invasão. Argumentam sobre a carência de ação e a função social da propriedade.

106visualizações

17downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA VARA CÍVEL DE $[processo_estado]

 

 

 

 

PROCESSO N°: $[processo_numero_cnj]

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

 

 

 

 

$[parte_reu_nome_completo] e $[parte_reu_nome_completo], na qualidade de réus, já qualificados nos autos do processo em epígrafe, através de sua advogada, que esta subscreve, fui nomeada pela Defensoria Pública com convênio a OAB (mandato e ofício inclusos), face à ação que é movida pela empresa $[parte_autor_nome_completo], vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar

CONTESTAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

 

SÍNTESE DA INICIAL

 

A presente ação de Busca e Apreensão proposta pela autora em desfavor dos réus visa reintegrar na posse do imóvel em questão, sem direito de indenização e retenção por benfeitorias, bem como pagamento de custas e despesas processuais e honorários, perdas e danos a título de uso e fruição, durante todo período da permanência do local.

 

Argumenta que é possuidora e proprietária de um loteamento denominado $[geral_informacao_generica], localizado no $[geral_informacao_generica]. Alega que os réus, ocupantes do imóvel situado à $[geral_informacao_generica], invadiram o local, de forma violenta e de inteira má-fé, de propriedade da autora, o que teria acontecido em meados de $[geral_data_generica].

 

Afirma que as edificação existente é clandestina, sem a aprovação de projeto e prévia licença de construção. Ainda, afirma ter interesse de indenização pelo uso, fruição e demolição, bem como dos tributos e despesas do imóvel.  

                                                           

Frente a isso, foi  determinada a citação dos réus para apresentarem defesa.

 

PRELIMINARMENTE

 

Como é de conhecimento geral, foi determinada a suspensão de todas as demandas judiciais que discutam a posse e propriedade de lotes no $[geral_informacao_generica], no município de $[geral_informacao_generica], em que é parte a Imobiliária e $[geral_informacao_generica], até que se aguarde o desfecho da ação ordinária n° $[geral_informacao_generica], assim sendo, requer-se digne Vossa Excelência determinar a suspensão do presente feito, com a remessa dos autos para o arquivo.

CARÊNCIA DE AÇÃO

 

Pelo que se afere dos documentos juntados com a exordial, tem-se que o autor nunca desfrutou da posse do bem, bem como não evidenciou prática de esbulho pelos réus e, por óbvio, a data dessa prática.

 

Ora, o primeiro requisito para a admissão da ação de reintegração de posse é a prova inequívoca e incontroversa de que o autor, tenha exercido a posse no imóvel que pretende se reintegrar, para só então merecer a proteção de tal interdito.

 

Os interditos possessórios pertencem ao sistema da proteção da posse, de modo que a eles só podem recorrer os possuidores, quando esbulhados, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão