Direito Público

[Modelo] de Agravo Retido | Solicitação de Perícia Grafotécnica em Prova de Autenticidade

Resumo com Inteligência Artificial

Agravo retido interposto para solicitar a realização de perícia grafotécnica, contestando decisão que a indeferiu. A parte autora argumenta cerceamento de defesa e a necessidade da prova para validar a autenticidade das assinaturas em documentos, conforme princípios do contraditório e ampla defesa.

13visualizações

5downloads

Sobre este documento

Petição

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DA $[processo_vara]ª VARA FEDERAL DA $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo nº. $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já devidamente qualificado aos autos em epígrafe, que move contra a $[parte_reu_nome_completo], vem à presença de Vossa Excelência, por seus procuradores infra assinados, interpor o presente recurso de

 

AGRAVO RETIDO

 

pelas razões de fato e de direito que seguem: 

 

Oportuno o presente agravo, interposto, em sua forma retida, nos termos do art. 522 do Código de Processo Civil, contra o despacho publicado ao Boletim JF $[geral_informacao_generica], que indeferiu a realização de perícia grafotécnica, reputando-a dispensável ao julgamento.

 

Vem, assim, o Agravante manifestar sua inconformidade com a referida decisão, utilizando-se deste procedimento para evitar a preclusão de seu direito – qual seja, ter sua ampla defesa garantida.

 

Configura cerceamento de defesa o indeferimento desmotivadamente da produção de prova pericial diante de questão que exige exame técnico e especializado, eis que afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa, consignados no art. 5º, LIV, da Constituição Federal.

 

A requisitada perícia grafotécnica é imprescindível para a averiguação da veracidade das assinaturas e, conseqüentemente, apta a ensejar a invalidação da própria execução. 

 

Note, que o Agravante não discute somente a formalidade, mas, também, a materialidade da decisão que julgou irregulares suas contas.

 

Nestes termos, bem preceitua o Autor Fredie Didier Jr. Que:

 

“A prova pericial é adequada quando a demonstração dos fatos implicar exames técnicos e científicos que dependam de conhecimento que esteja fora do alcance do homem comum. É o que se extrai do art. 145 c/c art.335, ambos do CPC”. 

 

Na presente lide faz-se necessário a produção da referida prova, em razão de que, apenas com a correta análise das assinaturas pode ser eximidas dúvidas acerca da veracidade dos documentos reportados, infundadamente, como falsos pelo TCU. 

 

Indeferir a produção da referida prova é atentar contra o princípio do contraditório.

 

Na melhor orientação de Nelson Nery Junior, tem-se o exato sentido ora pretendido:

 

“o princípio do contraditório, além de fundamentalmente constituir-se em manifestação do princípio do Estado Democrático de Direito, tem íntima ligação com o da igualdade das partes e o do direito de ação, pois o texto constitucional, ao garantir aos litigantes o  contraditório e a ampla defesa, quer significar que tanto o direito de ação quanto o direito de defesa são manifestações do princípio do contraditório.” (grifo nosso)

 

Ainda sobre a questão, bem preceitua Barbosa Moreira:

 

“diante da necessidade de descobrir a verdade real, o …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.