Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE CIDADE - UF
URGÊNCIA
Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado abaixo assinado, nesta agindo como defensor dativo, requerer
TUTELA PROVISÓRIA ANTECIPADA EM CARÁTER ANTECEDENTE
em face de Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrita no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliada na Inserir Endereço, que faz com supedâneo nos arts. 303 e 304 do Código de Processo Civil e nos argumentos de fato e de direito a seguir aduzidos.
I- Da Nomeação de Advogado Dativo
A interditante faz jus ao benefício da justiça gratuita, posto que já foi devidamente auferida esta benesse junto a comarca de CIDADE no processo Informação Omitida, em que se prolatou sentença nomeando como defensor dativo o patrono que assina esta exordial abaixo.
II - Exposição da Lide e do Direito
A Requerente é filha da Curatelada, sendo que esta, conforme comprova o laudo e receituário médico em anexo do Dr. Informação Omitida, CRM Informação Omitida, e da Dra. Informação Omitida, CRM Informação Omitida, é portadora de doença de Alzheimer G30 conjuntamente com sequelas de infarto cerebral I69, todos classificado na CID 10, não possuindo capacidade para se autodeterminar.
A Curatelada possui dificuldades de se deslocar, desempenhar e resolver as tarefas básicas do cotidiano e conforme consta de parecer médico: “ além de alternar momentos de lucidez com perda da memória; dependendo então de filho para resolver seus problemas diários. ”
A curatelada necessita de auxílio para se fazer presente nas obrigações diárias, por conta disso precisa de representante legal e se tornou inviável a saída dela de sua casa, posto que sua capacidade intelectual se tornou muito reduzida, podendo nem reconhecer ou lembrar de coisas de seu costume, confundindo os assuntos em conversas triviais.
Ademais, a fragilidade da Curatelada é visível, já que além dela possuir 86 anos de idade, também é portadora de Alzheimer, que é degenerativo e causa entre outros sintomas:
• falta de memória para acontecimentos recentes;
• repetição da mesma pergunta várias vezes;
• dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
• incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
• dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
• dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
• irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento. (fonte: disponível em: …