Direito de Família

Inicial. Reconhecimento de União Estável. Post Mortem | Adv.Clariane

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de reconhecimento de união estável post mortem, visando habilitação como dependente do INSS. O autor alega convívio desde 1986 e requer justiça gratuita, citação dos réus e condenação em custas. Fundamenta-se nos artigos 226 e 1.723 do Código Civil e na Constituição Federal.

88visualizações

39downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador ao final assinado, com fulcro no artigo 226, § 6º, da Constituição Federal, e no artigo 1.723 e seguintes do Código Civil, propor a presente:

AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL POST MORTEM

Em face de Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrita no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliada na Inserir Endereço e Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

1. DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

Inicialmente, requer os benefícios da Justiça Gratuita, por não possuir condições financeiras para arcar com o pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios, sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, nos termos da Lei nº 1.060/50 e da Lei nº 7.115/83, conforme Declaração em anexo.

2. DOS FATOS

O autor conviveu em união estável com a Sr.ª Informação Omitida, desde 1986, de forma pública, duradoura, contínua e com o objetivo de constituir família, conforme demonstram os documentos ora anexados, cujos teores serão corroborados pelos depoimentos dos requeridos.

 

Da referida união não adveio filhos.

 

Ocorre que a Sr.ª Informação Omitida faleceu em 29 de agosto de 2016, conforme certidão de óbito anexa, época em que convivia maritalmente com o autor, razão pela qual esta propõe a presente ação, visando ao reconhecimento da União Estável em foco, para fins de habilitação como dependente da de cujus junto ao INSS.

3. DO DIREITO

O artigo 226, § 3º da Constituição Federal de 1988 e o artigo 1.723 do Código Civil, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão