Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DO TRABALHO DA ___ VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE CIDADE - UF
Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem, respeitosamente, perante V. Exa., por seus advogados que esta subscrevem (procuração anexa), com escritório profissional à Endereço do Advogado, e-mail: E-mail do Advogado, onde recebem intimações e notificações, ajuizar a presente
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
pelo rito sumaríssimo, em face de Razão Social, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Inserir CNPJ, com sede na Inserir Endereço, pelos fatos e fundamentos expostos a seguir:
DA SÍNTESE DO CONTRATO DE TRABALHO
O reclamante foi admitido pela reclamada no dia 13/08/2018, para exercer a função de motorista carreteiro, com a jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias, recebendo remuneração inicial de R$ 1.695,62 (mil, seiscentos e noventa e cinco reais e sessenta e dois centavos), tendo laborado para a reclamada até o dia 27/11/2020, quando foi demitido sem justa causa, com aviso prévio projetado para 02/01/2021.
Nota-se, Excelência, nos holerites acostados do autor que são “britânicos”, ou seja, uniformes nas verbas assim discriminadas: horas extras 50% e tempo de espera da hora normal.
Ora, Excelência, como pode um trabalhador prestar a mesma quantidade de horas extraordinárias e tempo de espera da hora normal durante todo o seu contrato de trabalho?
Portanto, desde já, requer a desconsideração destes, bem como requer a intimação da reclamada para apresentar e juntar ao presente, o tacógrafo do caminhão e os cartões de ponto, para a aferição exata da jornada do reclamante.
DO DIREITO
a) DO TEMPO DE ESPERA
Excelência, o reclamante não perfazia a jornada de trabalho nos termos que foi contratado, visto que passava a semana inteira à disposição da empresa.
No mais, quando não passava a semana inteira viajando a serviço da reclamada, o reclamante, deveria ficar à disposição da empresa.
O reclamante devia ficar à disposição praticamente durante toda a semana (iniciava sua jornada aos domingos por volta das 18 …