Direito de Família

[Modelo] de Ação de Modificação de Regime de Bens | Comunhão Parcial para Benefícios Habitacionais

Resumo com Inteligência Artificial

As partes buscam modificar o regime de bens de separação total para comunhão parcial, visando atender requisitos de programa habitacional do governo. Requerem justiça gratuita e a alteração do regime, fundamentando-se no art. 1.639 do Código Civil.

12visualizações

1downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do Inserir RG e inscrita no Inserir CPF, e Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, ambos domiciliados na Inserir Endereço, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado in fine assinado, com fundamento no 1.639 do Código Civil, propor a presente

AÇÃO DE MODIFICAÇÃO DE REGIME DE BENS

pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos:

1. DA JUSTIÇA GRATUITA

Justiça Gratuita - Inicialmente, as partes vêm requerer a concessão do benefício da justiça gratuita, na forma do art. 98 e 99 do Novo CPC, uma vez que se declaram pobres na forma da lei e não podem arcar com as custas e as despesas do processo, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família.

2. DOS FATOS

As partes casaram-se em 11/11/2015, tendo adotado o Regime de separação de bens.

 

Buscando seguir a vida em comum, o casal habitilou-se no programa habitacional da Caixa Econômica Federal a fim de serem beneficiados pela política pública do governo.

 

Entretanto, os requerentes foram excluídos sob o argumento de que não seria possível a concessão uma vez que o regime de bens adotado não poderia ser o de separação de bens, mas sim o de comunhão parcial de bens, conforme normativo.

 

Desta feita, os promoventes estão sendo impedidos de satisfazerem efetivamente o direito constitucional à moradia digna em face regra específica da política governamental.

 

Como intuitivo, a alteração não possui o condão de prejudicar direitos de terceiros, mas tão somente ajustar-se às regras pertinentes. O casal tem boa reputação e bom nome no seio social.

3. DOS FUNDAMENTOS JURÍD…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.