Direito Imobiliário

[Modelo] de Ação de Usucapião Rural | Posse de Imóveis com Concordância dos Confinantes

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de usucapião rural proposta pelo autor, que possui imóveis há mais de 31 anos, com anuência dos confinantes. Requer a declaração de domínio dos imóveis e, alternativamente, a adjudicação, além de assistência judiciária gratuita.

28visualizações

17downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE/UF.

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF. nº Inserir CPF, RG n° Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, por seus advogados (procuração em anexo),  vem,  respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO DE USUCAPIÃO ORDINÁRIA

com fulcro no art. 1.238, do Código Civil e 941 e seguintes do Código de Processo Civil, contra Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão,  CPF n° Inserir CPFe RG n° Inserir RG; pelos motivos abaixo expostos:

 

 

I- DOS FATOS

O Autor possui sem interrupção, nem oposição e com ânimo de dono, desde o dia 11 de agosto de 1983, ou seja, há mais de 31 (trinta e um) anos, dois imóveis rurais localizados no interior do município de Informação Omitida, consistente na Fração do lote rural nº 5-A, da 5ª secção Informação Omitida, com área de 60.000,00m²(sessenta mil metros quadrados), confrontando ao Norte e Oeste, com terras do mesmo lote nº 5-A, ao Sul, com os lotes nºs 5 e 4, a Leste, com os lotes nºs 5 e 6, todos da mesma secção; E Fração do lote nº 7, da 5ª secção Informação Omitida, com área de 30.000m²(trinta mil metros quadrados), confrontando ao Norte, com o lote nº 08, ao Sul, com o lote nº 06, a Leste e Oeste, com terras do mesmo lote nº07, constantes na Transcrição nº Informação Omitida, totalizando a área total de 90.000m²(noventa mil metros quadrados), conforme se constata da inclusa certidão emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis.

 

A posse dos referidos imóveis foi transmitida ao Autor através de uma compra e venda realizada com seu irmão Informação Omitida, falecido em 02 de julho de 2003 (certidão de óbito anexa).

 

O Autor não possui contrato de compra e venda dos referidos imóveis, somente uma Procuração Pública outorgada por Informação Omitida dando poderes para o seu pai, Sr. Informação Omitida, realizar a venda dos referidos imóveis para o Autor (documento anexo).

 

Ocorre que devido ao fato da compra e venda ter sido realizada entre irmãos, o Autor deixou de regularizar a transferência do imóvel, sendo que após o falecimento de Informação Omitida, a procuração pública acima mencionada automaticamente perdeu o seu valor. 

 

Durante todos esses anos o Autor vem efetuando os pagamentos dos respectivos impostos que incidem sobre os imóveis, zelando e cuidando dos mesmos, com animo de proprietário, conforme se constata pela declaração do ITR, Contribuições Sindicais, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural- CCIR, entre outros …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.