Direito Previdenciário

[Modelo] de Ação Previdenciária | Restabelecimento de Aposentadoria por Invalidez

Resumo com Inteligência Artificial

Ação previdenciária busca restabelecer aposentadoria por invalidez interrompida, devido a deficiência visual e tratamento de leucemia. O autor alega incapacidade para o trabalho e solicita tutela de urgência para garantir benefício alimentar, além de requerer perícia médica para comprovar sua condição.

11visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

Exmo. Sr. Juiz Federal da Única Vara do JEF Cível Adjunto de CIDADE/UF

 

 

 

 

 

Enfermidade: Acuidade visual de 20/20 em olho direito com correção e perda total de visão em olho esquerdo e não melhora com correção devido a lesão na região macular.

Foi submetido a tratamento de leucemia mieloide.

Apresenta perda de campo visual em ambos os olhos devido a palidez de papila mais em olho esquerdo. Não melhora as alterações devido ao quadro clínico anteriormente citado.

Perito: Oftalmologista.

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF. nº Inserir CPF, RG n° Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, por seus procuradores infra-assinados, Dr. Nome do Advogado – OAB/ Número da OAB, com escritório na Endereço do Advogado (e-mail: E-mail do Advogado), onde recebem intimações, vem propor a presente 

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE COM PEDIDO LIMINAR DE RESTABELECIMENTO DE APOSENTADORIA POR INVLIDEZ

em desfavor do INSS – INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, CNPJ nº Inserir CNPJ, estabelecido na Inserir Endereço, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:

 

 

DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

O Demandante nutre relação de emprego há vários anos, junto à empresa Informação Omitida (Atualmente Banco Informação Omitida), vínculo constituído em 02/04/1990. 

 

Por motivo de enfermidade, o Requerente veio a auferir benefício previdenciário por incapacidade, eis que portador de graves doenças.

 

Todavia, após a reavaliação na esfera administrativa, foi determinada data de cessação ao benefício até então percebido, sob a alegação de inexistência da incapacidade ao trabalho. Por tal motivo, se ajuíza a presente demanda.

 

Dados sobre o processo administrativo:

 

1. Benefício concedido Aposentadoria por invalidez

2. Número do benefício Informação Omitida

3. Data do inicio do benefício 01/01/1998

4. Data da cessação 27/09/2019

5. Razão da cessação Parecer contrário da perícia médica

 

Quando da tentativa de retorno ao trabalho, o Demandante não obteve êxito até o momento, conforme demonstra carta em anexo.

 

Dados sobre a enfermidade:

 

Doença/Enfermidade Acuidade visual de 20/20 em olho direito com correção e perda total de visão em olho esquerdo e não melhora com correção devido a lesão na região macular.

Foi submetido a tratamento de leucemia mieloide.

Apresenta perda de campo visual em ambos os olhos devido a palidez de papila mais em olho esquerdo. Não melhora as alterações devido ao quadro clínico anteriormente citado.

 

Dados sobre a ocupação:

 

Ocupação: Bancário

 

Descrição Sumária: Prestam atendimento a usuários de serviços bancários; realizam operações de caixa; fornecem documentos aos clientes e executam atividades de cobrança. Apoiam as atividades das agências e demais setores do banco; administram fluxo de malotes; compensam documentos e controlam documentação de arquivos. Estabelecem comunicação com os clientes, prestando-lhes informações sobre os serviços bancários.

 

Condições Gerais de Exercício: Trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. o trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

 

A parte Autora postula a concessão do benefício previdenciário de auxílio-doença, visto que não apresenta condições de desempenhar sua atividade laborativa habitual.

 

Caso venha a ser apontada sua total e permanente incapacidade, postula o Restabelecimento da aposentadoria por invalidez, a partir da data de sua já programada cessação.

 

Ainda, na hipótese de restar provado nos autos processuais que as patologias referidas tão somente geraram limitação profissional à parte Requerente, ou seja, que as sequelas implicam em redução da capacidade laboral e não propriamente a incapacidade sustentada, postula a concessão de auxílio-acidente, com base no art. 86 da Lei 8.213/91.

 

No que se refere aos requisitos legais exigidos no caso em testilha, se exprime das cópias da CTPS do Demandante anexas que Nome possui contrato de trabalho ativo junto à empresa, desde 02/04/1990, de modo que carência e qualidade de segurado são matérias incontroversas.

 

Assim, além da incapacidade laboral (do que se postula a realização de perícia judicial para fins de comprovação), a parte Autora satisfaz os critérios legais exigidos para a concessão do benefício. 

 

A pretensão exordial vem amparada nos artigos 42, 59 e 86 da Lei 8.213/91 e a data de início do benefício deverá ser fixada nos termos dos artigos 43 e 60 do mesmo diploma legal.

TUTELA DE URGÊNCIA

O novo Código de Processo Civil estabelece em seu art. 300 que “A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo”. Nesse sentido, o novo diploma legal exige para a concessão da tutela de urgência dois elementos, quais sejam: o fumus bonis iuris e o periculum in mora.  

 

No presente processo, que visa a prestação de benefício previdenciário por incapacidade, resta evidente o periculum in mora, eis que se trata de benefício de caráter alimentar. Assim, é intuitivo o risco de ineficácia do provimento final da lide, exatamente por poder ficar a parte Autora desprovida de qualquer fonte de renda e, por consequência, de manter a digna mantença.

 

Nesta toada, verifica-se que a parte Autora necessita da manutenção do benefício em tela para custear a sua vida, tendo em vista que não reúne condições de executar atividades laborativas e, portanto, não pode patrocinar a própria subsistência. 

 

O fumus bonis iuris resta demonstrado através das cópias da …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.