Direito Civil

[Modelo] de Ação de Anulação de Doação | Imóvel e Incapacidade Civil do Doador

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de Anulação de Doação de Imóvel, alegando que o doador era absolutamente incapaz devido a enfermidade, o que torna a doação nula conforme o art. 166 do Código Civil. O autor requer a devolução do imóvel ao seu patrimônio e a condenação do réu nas custas processuais.

20visualizações

5downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc.), vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 166 do Código Civil, promover a presente

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE DOAÇÃO DE IMÓVEL

 

E que deverá segui o rito ordinário, em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

 

 

I - DOS FATOS

 

No dia $[geral_informacao_generica], por meio de escritura pública lavrada em notas do tabelionato desta cidade, foi doada ao Requerido, a nua propriedade do imóvel objeto da Matrícula nº $[geral_informacao_generica], constituído de um prédio e seu respectivo terreno situado na Rua $[geral_informacao_generica], distrito e município de $[geral_informacao_generica], com a área de $[geral_informacao_generica], de propriedade de $[geral_informacao_generica], conforme documentos em anexo (doc.).

 

O referido bem constituía a integralidade do patrimônio do doador. A certidão anexa, expedida pelo ofício imobiliário, dá conta de que o mesmo não é detentor da propriedade de nenhum outro bem imóvel.

 

III - DO DIREITO

A: DA INFRAÇÀO AOS DISPOSITIVOS LEGAIS

 

A teor do art. 3º do Código Civil, as pessoas portadoras de enfermidade ou com deficiência mental que não tiverem o necessário discernimento para a prática de atos da vida civil são consideradas absolutamente incapazes.

 

Diz o art. 166 do  Código Civil: 

 

Art. 166. É nulo o negócio jurídico quando:

I- celebrado por pessoa absolutamente incapaz.

 

Art. 3º. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.