Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]
$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc), vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência promover a presente
AÇÃO DE ANULAÇÃO DE PARTE INOFICIOSA DE DOAÇÃO,
em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], e que deverá seguir o rito ordinário, com fulcro nos arts. 549 c/c art. 1.846 do Código Civil, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
I- DOS FATOS
O Requerente é filho(a) único(a) e herdeiro(a) universal de $[geral_informacao_generica], falecido em$[geral_informacao_generica], conforme documento incluso (doc.), estando em trâmite o respectivo inventário perante a $[geral_informacao_generica] Vara de $[geral_informacao_generica] desse E. foro.
Ocorre que, ainda em vida, já viúvo, o de cujus doou ao Requerido uma parte grande de seu bem imóvel que era constituído por uma gleba de terra de $[geral_informacao_generica]), inclusive comprovando-se tais alegações pelas cópias em anexo (doc.) das escrituras públicas de doação lavrada em $[geral_informacao_generica].
A referida doação é parcialmente nula, pois excede à parte que o doador poderia dispor por liberalidade, uma vez que representa bem mais que metade …