Direito Previdenciário

[Modelo] de Contrarrazões em Recurso Inominado | Revisão de Benefício do INSS e Coisa Julgada

Resumo com Inteligência Artificial

Contrarrazões apresentadas ao recurso inominado do INSS, que tenta reconhecer coisa julgada em ação de revisão de benefício de auxílio-doença, alegando que a causa é idêntica a anterior. A autora argumenta pela manutenção da sentença que deferiu a revisão e o pagamento de valores devidos.

67visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA GABINETE DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

PROCESSO NºNúmero do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, nos autos da Ação Previdenciária, processo supra, que move contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, por seus advogados, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, diante da interposição de recurso pelo réu (eventos nºs. 33 e 34), apresentar suas inclusas

CONTRARRAZÕES DE RECURSO INOMINADO

 

A autora foi intimada para apresentar contrarrazões em 27.04.2020 (segunda-feira) - evento nº. 38. 

 

O prazo para apresentação de contrarrazões é de 10 dias (evento nº. 37).

 

Nos termos do artigo 12-A da Lei nº. 9.099/1995, alterado pela Lei nº. 13.728, de 31 de Outubro de 2.018, na contagem de prazos em dias, inclusive para interposição de recursos, computar-se-ão somente os dias úteis.

 

Nos termos das Portarias Conjuntas PRES/CORE nºs. 01, 02 e 03/2020 do TRF da 3ª Região, os prazos processuais estiveram suspensos até o dia 30.04.2020, com início da suspensão em 17.03.2020. De igual forma dispõe a Resolução nº. 313/2020 do CNJ. Houve a retomada dos prazos processuais a partir do dia 04.05.2020 (segunda-feira), nos termos dos artigos 3º da Portaria PRES/CORE nº. 05/2020 do TRF da 3ª Região e da Resolução nº. 314/2020 do CNJ.

 

Assim, a apresentação de contrarrazões protocolada na presente data observou a tempestividade.

 

Por estarem presentes os pressupostos de admissibilidade, requer que a presente contrarrazões seja recebida, processada e encaminhada à Egrégia Turma Recursal do Juizado Especial Federal de ESTADO, como de direito.

 

TERMOS EM QUE,

P. DEFERIMENTO.

 

 

Cidade, Data.

 

Nome do Advogado
OAB/UF N.º

 

CONTRARRAZÕES DE RECURSO INOMINADO

 

EGRÉGIA TURMA RECURSAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE ESTADO

 

Processo nº Número do Processo

Recorrente: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Recorrida: Nome Completo

 

EMÉRITOS JULGADORES,

DA DECISÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA

 

O Juiz “a quo” julgou procedente em parte a presente ação, condenando o INSS em pagar em favor da autora os valores atrasados relativos à revisão da RMI do benefício de auxílio-doença previdenciário (NB) Informação Omitida, referente ao período de 12.03.2009 a 31.07.2010, no montante de R$ 11.887,48 (Onze mil, oitocentos e oitenta e sete reais, quarenta e oito centavos), atualizados até junho de 2.019, conforme cálculos da contadoria judicial. Ainda, houve a concessão dos benefícios da justiça gratuita a autora.

DAS ALEGAÇÕES RECURSAIS

Em síntese, o recorrente alega em suas razões recursais: que o benefício revisto pela r. sentença teria sido concedido judicialmente no processo nº Informação Omitida, que tramitou no JEF de Informação Omitida, com apuração da RMI no referido processo, mediante liquidação judicial e, após, aceita a proposta de acordo liquida formulada pelo INSS, pleiteando assim, o reconhecimento de coisa julgada, com extinção do processo nos termos do artigo 485, IV e V, do CPC; aplicação da Lei nº. 11.960/2009 para correção monetária até a data do ofício requisitório, diante da ausência de trânsito em julgado do RE nº. 870/947/SE; que o INSS é isento do pagamento de custas judicias; e, requer, se mantida a r. sentença, havendo condenação em honorários advocatícios, que estes não incidam sobre as parcelas posteriores à sentença (Súmula nº. 111, do C. STJ).

NO MÉRITO

No mérito, a procedência da ação deve ser mantida.

DO AFASTAMENTO DA ALEGAÇÃO DE COISA JULGADA

Alega o INSS que o benefício revisto pela r. sentença teria sido concedido judicialmente no processo nº. Informação Omitida, com apuração da RMI no referido processo, mediante liquidação judicial e, após, aceita a proposta de acordo liquidada formulada pelo INSS, o que levaria ao reconhecido de coisa julgada, com extinção do processo nos termos do artigo 485, IV e V, do CPC.

 

Não devem prosperar as alegações do INSS.

 

As causas de pedir e pedidos da presente ação são distintos daqueles formulados na ação anterior proposta pela recorrida contra o INSS.

 

No tocante a anterior ação proposta pela recorrida contra o INSS de nº Informação Omitida, que tramitou no JEF de Informação Omitida, o …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.