Direito do Trabalho

Contestação Trabalhista | MEI | Trabalhador Autônomo

Resumo com Inteligência Artificial

Contestação em reclamatória trabalhista onde se argumenta a inexistência de vínculo empregatício, alegando que o autor atuou como trabalhador autônomo e MEI, não fazendo jus ao seguro desemprego. Pede a extinção da ação e a improcedência do pedido.

108visualizações

4downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO. (A) SR. (A) DR. (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ___ VARA DO TRABALHO Da comarca de CIDADE/UF.

 

 

 

 

Razão Social, pessoa jurídica inscrita no CNPJ Inserir CNPJ, com endereço comercial à Inserir Endereço, neste ato representada pelo sócio, Representante Legal, nacionalidade, estado civil, portador da identidade  nº Inserir RG, inscrito no CPF nº Inserir CPF, residente e domiciliado à Inserir Endereço, por sua advogada in fine, vem respeitosamente à presença de V. Exa. apresentar sua defesa em forma de 

CONTESTAÇÃO

à reclamação trabalhista que lhe move Nome Completo, técnico em informática, conforme já qualificada na inicial e pelos fatos e fundamentos de direito a seguir expostos:

 

 

I - DOS FATOS E DO DIREITO

1. A presente reclamação não apresenta condições de prosperar, dada a falta das condições da ação, a saber, o interesse processual, a possibilidade jurídica do pedido e a legitimidade das partes.

 

2. No caso em análise não há como pleitear o vínculo empregatício, pois o acordado pelas partes seria um trabalho  AUTÔNOMO, pois que a Reclamante forneceu seus serviços nesta qualidade, conforme se pode concluir da própria petição inicial, uma vez que a própria reclamada fazia o pagamento de sua contribuição mensal como MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI).

 

3. Ademais, no item 7 dos PEDIDOS faz menção ao recebimento das guias do Seguro Desemprego ou indenização do mesmo. A reclamante tenta confundir o juízo por ambição ou até má fé, pois como contribuinte do MEI, jamais recebia seguro desemprego, pois o Ministério do Trabalho entende que o Micro Empreendedor Individual tem recursos próprios, não fazendo jus ao Seguro Desemprego e por outro lado também tenta confundir o juízo no tocante às contribuições previdenciárias, haja vista, que o MEI é uma das formas de contribuição ao INSS. 

 

4. Tal assertiva torna impossível o pedido, levando à perda das outras condições da ação, ou seja, a possibilidade jurídica do pedido e a legitimidade das partes.

 

5. Impõe-se, portanto, neste caso,  a extinção do processo sem julgamento do mérito.

 

6. Quer a Reclamante o reconhecimento de vínculo empregatício como CABELEIREIRA, sem contudo comprovar que está capacitada para o exercício de tal profissão.

 

7. Importa advertir que para a caracterização do vínculo empregatício, na forma dos artigos 2º e 3º da CLT, é necessário a concorrência de subordinação, não eventualidade, onerosidade e pessoalidade, que são os pressupostos da relação de emprego e nenhuma das características em questão foi sequer mencionada em sua exordial.

 

8. O que se tem nesta lide é uma tênue linha divisória entre o trabalho autônomo e o trabalho com vínculo empregatício. Uma das características informadoras do vínculo de emprego é a subordinação. A reclamante nunca foi dirigida e …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.