Direito de Família

Contestação | Ação de alimentos | Princípio da Proporcionalidade

Resumo com Inteligência Artificial

A contestação em ação de alimentos argumenta que a fixação deve respeitar o princípio da proporcionalidade, equilibrando as necessidades do alimentando e as possibilidades do alimentante. O réu solicita a improcedência da ação, alegando dificuldades financeiras e propondo uma pensão de 15% de seus rendimentos.

77visualizações

29downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE CIDADE/UF

 

 

 

Processo nº Número do Processo

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF. nº Inserir CPF, RG n° Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem respeitosamente à presença de V. Exª, por intermédio de seus advogados “in fine” assinados,Dr. Nome do Advogado – OAB/Número da OAB, com escritório na Endereço do Advogado, onde recebe intimações, onde receberá todas as intimações, sob pena de nulidade a presente:

CONTESTAÇÃO

a AÇÃO DE PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA proposta por Nome Completo, menor impúbere, representado por sua mãe Nome do Tutor, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

 

PRELIMINARMENTE

DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA

Requer a Vossa Excelência o deferimento de Gratuidade de Justiça, declarando sob as penas da Lei, ser juridicamente pobre, não tendo condições para arcar com as custas do processo sem comprometer seu próprio sustento e de sua família, de acordo com o art. 4° § 1° da Lei 1.060/50, sendo carecedor de tal benefício.

BREVE SÍNTESE DA DEMANDA

Ajuizou o Autor a presente ação, objetivando, em síntese, a prestação da pensão alimentícia na quantia de 30% dos rendimentos do Réu, ou 2 (dois) salários-mínimos vigentes no caso da inexistência de vínculo empregatício.

 

 Ressalte -se que o Autor não fez qualquer prova do alegado ganho mensal do Réu, e muito menos de sua real necessidade. 

 

  Fundamentou o Autor seu pedido de alimentos em hipotética e não comprovada necessidade, que sequer vem a ser demonstrada através de planilha.

 

Alega em suas razões iniciais que o Requerido contribui “quando quer e quanto quer” para satisfazer as necessidades do menor, impedindo que a RL faça um planejamento sólido.

 

Sustenta a inadmissibilidade da representante legal do menor arcar sozinha com as despesas de saúde, alimentação láctea suplementar, vestimenta, higiene e outros.

DA NECESSIDADE DE HAVER PROPORCIONALIDADE NA FIXAÇÃO DOS ALIMENTOS

Nobre julgador, na fixação da prestação alimentícia é indispensável que seja atendido o princípio da proporcionalidade a fim de assegurar o …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês