Direito Previdenciário

[Modelo] de Agravo de Instrumento | Concessão de Auxílio-Doença e Tutela Antecipada

Resumo com Inteligência Artificial

Agravo de Instrumento visando reformar decisão que indeferiu a antecipação de tutela para concessão de auxílio-doença. O agravante alega ter preenchido os requisitos legais e apresenta laudos médicos que comprovam a incapacidade laborativa, argumentando o perigo de dano irreversível em razão da situação financeira precária.

34visualizações

10downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA TURMA RECURSAL DO JUIZADO ESPECIAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA de ESTADO

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, por intermédio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente a Vossa Excelência, com fulcro nos art. 4 e 5º da Lei 10.259/2001, interpor

AGRAVO DE INSTRUMENTO

em face da decisão prolatada em 18/01/2021 (expediente nº 6317000010/2021) que indeferiu o pedido de antecipação da tutela de reestabelecimento imediato de benefício previdenciário, pelas razões de fato e direito a seguir aduzidas.

I – Do preparo

O agravante é beneficiário de justiça gratuita. Isso porque preencheu os requisitos legais para concessão de gratuidade, devidamente comprovado nos autos principais.  

 

Assim sendo, devidamente justificado, deixa o agravante de apresentar o preparo deste recurso.

II – Da tempestividade 

A r. decisão agravada foi publicada em 18/01/2021.  

 

Em consonância ao enunciado n.º 58 do FONAJEF, o prazo para interposição de deste recurso findar-se-ia em 03/02/2021.

 

Sendo, portanto, este recurso tempestivo.

III – Dos nomes e endereços dos advogados 

DO AGRAVANTE: Dr. Nome do Advogado, advogado inscrito na OAB sob o nº Número da OAB, com escritório profissional à Endereço do Advogado  

DO AGRAVADO:  INSS – INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL, autarquia pública federal com endereço já conhecido deste juízo. 

IV – Do requerimento 

Diante do exposto, requer o processamento do presente recurso, sendo o mesmo distribuído a uma das Câmaras de direito privado deste Egrégio Tribunal de Justiça, para que seja, inicialmente e com urgência, submetido para análise do pedido de tutela recursal.

 

Nestes termos, 

pede-se deferimento. 

 

 

Cidade, Data.

 

Nome do Advogado
OAB/UF N.º

 

 

TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS DA SEÇÃO DE ESTADO

 

COLENDA TURMA

 

Ação PREVIDENCIÁRIA COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DETUTELA

 

Processo de origem nº Número do Processo

___ Subseção Judiciária do Estado de ESTADO

 

 AGRAVANTE: Nome Completo

AGRAVADO: INSS – INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL

I – Síntese dos fatos

Em 29/12/2020, o agravante ajuizou ação previdenciária com pedido de antecipação de tutela para concessão de benefício de auxílio-doença NB: Informação Omitida, motivado pela resposta negativa por parte da agravada no processo administrativo em 18/08/2020.

 

O agravante é trabalhador assalariado no regime CLT, exerce a função de pintor de automóveis. Requereu auxílio-doença porque em foi acometido por uma forte lesão no joelho (CID: S83, M62 EG570) que causou a sua incapacidade laborativa.

 

 

A agravada, por sua vez, indeferiu o pedido administrativo porque, em seu entendimento, o agravante não possuía a carência mínima exigida.

 

Impossibilitado de trabalhar e sem receber nenhum tipo de ajuda de terceiros ou ajuda estatal, não restou alternativa ao agravante, senão promover esta ação previdenciária.

 

Junto da exordial, o agravante acostou aos autos atestados médicos, resultado de perícia médica realizada pela agravada e CNIS que comprovam cumprimento da carência mínima exigida por lei para concessão do benefício de auxílio-doença.

 

 O juízo a quo, por sua vez, indeferiu o pedido liminar, in verbis:

 

A parte autora, qualificada na inicial, ajuíza a presente demanda em face do Instituto Nacional do Seguro Social, por meio da qual pleiteia benefício por incapacidade. É o breve relato. Decido Primeiramente, defiro o benefício da Justiça Gratuita, nos termos do artigo 98 do CPC. Sopesando os requisitos ensejadores da medida liminar requerida, entendo que a plausibilidade do direito invocado não se mostra evidente nesta oportunidade processual. A questão demanda dilação probatória, com realização de perícia médica. Ademais, o pedido administrativo foi indeferido e, a despeito da possibilidade de desconstituição do ato administrativo, goza ele de presunção de legalidade, razão pela qual deve ser aguardado o contraditório. Portanto, indefiro, por ora, a medida antecipatória postulada.

 

 

Por acreditar preencher os requisitos básicos para concessão da antecipação da tutela e por ter apresentado toda documentação probatória, apresente este agravo de instrumento no intuito de ter seus direitos previdenciários garantidos.

II…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.