Direito Previdenciário

Modelo Pedido Administrativo | Aposentadoria por Idade Rural | Adv.Guilherme

Resumo com Inteligência Artificial

Requerente solicita aposentadoria por idade rural, comprovando 24 anos de atividade pesqueira. Baseia-se na Lei 8.213/91, argumentando que cumpre todos os requisitos legais para a concessão do benefício, pedindo ainda a retroatividade dos pagamentos à Data de Entrada do Requerimento.

387visualizações

37downloads

Sobre este documento

Petição

ILUSTRÍSSIMO CHEFE DO POSTO DO INSS – AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem, respeitosamente perante Vossa Senhoria, com fulcro na Constituição Federal, art. 201, e art. 48, § 2º da Lei 8213/91, requerer a concessão de:

APOSENTADORIA POR IDADE RURAL

Perante o INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS, com endereço situado à Inserir Endereço, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

1 – DOS FATOS 

O autor, desde criança, sempre desenvolveu atividades relacionadas à pesca, integrando o RGPS como pescador artesanal. O exercício da atividade pesqueira é para o sustento da parte autora, e de toda sua família, em regime de economia familiar.

 

Para comprovar a atividade de pesca, o requerente acosta aos autos, comprovantes de atividade pesqueira, tais como Carteira de Registro de Pescador Profissional, recibos de pagamento de contribuições previdenciárias e extrato de recebimento do seguro defeso. Tais documentos datam de 1995 a 2019.

 

Assim, comprovadamente, o autor exerce atividade de pescadora artesanal desde 1995, somando, até a DER, 24 anos de tempo de atividade de pesca, razão pela qual faz jus ao benefício de aposentadoria por idade rural, visto que possui 60 anos de idade.

 

Ademais, a Lei 8.213/91, alterada pela Lei 11.718/2008, em seu art. 11, VII, afirma que é considerado segurado especial:

 

(...) a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, na condição de:

a) produtor seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade:

1. agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais;

b) pescador artesanal ou a este assemelhado que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida

 

 

Com relação ao início de prova material a jurisprudência e a doutrina são unânimes em aceitar como início de prova material do exercício da atividade de pesca, o registro da profissão PESCADOR nos documentos pessoais ou em nome de terceiros. Contudo, o requerente possui prova documental de todo o período que pretende produzir, além de robusta prova testemunhal.

 

Assim, por possuir cerca de 24 anos de efetivo trabalho de pescador artesanal, sob regime de economia familiar, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.