Direito de Família

[Modelo] de Réplica à Contestação em Ação de Modificação de Guarda e Alimentos

Resumo com Inteligência Artificial

Genitora apresenta réplica à contestação, refutando alegações do réu sobre não cumprimento de alimentos e guarda. Destaca que sempre honrou suas obrigações e que o réu não tem fundamentos para suas acusações. Pede a procedência da ação de modificação de guarda e revisão de alimentos.

80visualizações

8downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE CIDADE – ESTADO DO UF

 

 

 

 

 

Processo nº Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, devidamente qualificada nos autos da AÇÃO DE MODIFICAÇÃO DE GUARDA, FIXAÇÃO DE ALIMENTO E REGULARIZAÇÃO DE VISITAS, que move em desfavor de Nome Completo, também qualificado, vem à presença de Vossa Excelência, por meio de seu procurador habilitado, apresentar 

MANIFESTAÇÃO À CONTESTAÇÃO

pelas razões de fato e de direito que passa a expor:

I – DO RESUMO DA CONTESTAÇÃO

Em sua contestação, o réu alegou que por sua vontade a autora passou a guarda do menor para ele, não existindo qualquer acordo que determinasse que a guarda mudaria ano a ano. 

 

Outrossim, relatou que a autora não cumpre com o seu dever de mãe, já que não paga regularmente a pensão alimentícia e pratica alienação parental mediante acusações falsas e mentiras.

 

Por fim, argumentou que conforme demonstrou o laudo técnico, ele vem atendendo as necessidades físicas e psicológicas do filho menor.

II – DA REVELIA 

Conforme determina o art. 224, do CPC, os prazos são contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. 

 

Na audiência de conciliação que ocorreu no dia 09/04/2019 (mov. 69.1), a parte ré ficou intimada acerca da necessidade de apresentação de resposta no prazo de 15 (quinze) dias úteis.

 

Dessa forma, o prazo do réu iniciou no dia 10/04/2019 e terminou no dia 30/04/2019, sendo que a contestação foi apresentada tão somente no dia 06/05/2019 (mov. 80).

 

Assim sendo, fica evidenciado que a parte ré apresentou sua contestação fora do prazo legal, devendo, portanto, ser considerada revel, nos termos do art. 344, do CPC.

III - DO MÉRITO

Inicialmente, cumpre esclarecer que em nenhum momento a autora teve a intenção de deixar a guarda do filho tão somente com o genitor, o que de fato aconteceu é que ela foi iludida pelas promessas do réu, já que verbalmente eles teriam acordado que a guarda se alternaria ano a ano mediante acordo escrito, o que ocorreu no início quando após o menor ter passado 1 (um) ano com a autora, ele foi morar com o ré…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.