Direito Penal

[Modelo] de Recurso Especial Criminal | Má Valoração da Prova em Violência Doméstica

Resumo com Inteligência Artificial

O recorrente interpõe recurso especial em face de acórdão que negou provimento a apelação criminal, alegando má valoração da prova em caso de violência doméstica. Solicita a reforma da decisão, destacando a falta de provas robustas e o cerceamento de defesa, além de pedir justiça gratuita.

19visualizações

9downloads

Sobre este documento

Petição

Excelentíssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do $[processo_estado]

 

 

 

 

 

Processo digital: $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo] (Recorrente), já devidamente qualificado nos autos da Apelação Criminal em destaque, vem, perante Vossa Excelência com o devido acato e respeito de estilo, assistido juridicamente por seu procurador  infra-assinado, devidamente constituído, alicerçado no art. 105, inc. III, alínea “a”, da Constituição Federal, com supedâneo no art. 255 , caput, a 257-A do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça (RISTJ), c/c art. 1.003, § 5°, e art. 1.029, ambos do Código de Processo Civil, tempestivamente, interpor o presente

RECURSO ESPECIAL CRIMINAL

em razão dos v. acórdão de (fls. 167 -171) e (194-201), do recurso em espécie, no qual, para tanto, apresenta as Razões acostadas.

                        

Dessa sorte, demonstrada a negativa de vigência e contrariedade à lei federal, requer, por fim, que se digne essa  Eg. Presidência de recebê-las, admiti-las, conhece-las, processá-las e remetê-las ao Superior Tribunal de Justiça

 

Requer a Vossa Excelência que a Recorrida seja intimada, para que, querendo, responda no prazo de 15 (quinze) dias, sobre os termos da presente. (CPC, art. 1.030, caput).

 

Nesses termos,

Pede, acolhimento, deferimento e prosseguimento no feito.

 

 

$[advogado_cidade], $[geral_data_extenso].

 

$[advogado_assinatura]

 

 

RAZÕES DO RECURSO ESPECIAL CRIMINAL

 

Processo digital nº $[processo_numero_cnj]

Recorrente: $[parte_autor_nome_completo]

Recorrido : Ministério Público Estadual do $[processo_estado]

TRIBUNAL DE ORIGEM : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO $[processo_estado]

 

EGRÉGIO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

COLENDA TURMA JULGADORA

PRECLAROS MINISTROS

I –  DA TEMPESTIVIDADE DO RECURSO

O recurso, ora agitado, deve ser considerado como tempestivo, porquanto o Recorrente fora intimado da decisão recorrida em Embargos de Declaração Criminal de $[processo_numero_cnj] e Embargos de Declaração Criminal de n.º $[processo_numero_cnj], por meio do Diário da Diário da Justiça Eletrônico do dia 05/11/2020, com PUBLICAÇÃO em 06/11/2020, esse circulou no dia 06 de novembro de 2020, às (fls.38) e diário oficial de. (fls.39).

 

Portanto, à luz do que rege o art. 3°, do CPP c/c art. 1.003, § 5°, do CPC, plenamente tempestivo este Recurso Especial, dentro do interregno da quinzena legal, contados em dias corridos.

II – DO BREVE RELATO DOS FATOS (CPC, ART. 1.029, I)

O Recorrente foi condenado pelo $[processo_vara] Juizado Especializado no Combate a Violência Doméstica Contra a Mulher da Comarca de$[processo_comarca], em decorrência de  suposta violência doméstica (Decreto Lei 2848/40 – Código Penal, art. 129, § 9º), nos termos da denúncia carreado às ( fls. 59-60).

 

Da análise das circunstâncias judiciais, o MM Juiz de Direito, processante do feito,  condenou  o recorrente, em concurso material, à pena de 01 mês de detenção, nos termos da audiência de instrução e julgamento, às( fls. 93-98).

 

Inconformado, o recorrente apelou ao Tribunal local TJ. Esse, todavia, negou provimento ao recurso de apelação criminal. Nesse aspecto em foco manteve a condenação  inicial do cumprimento da pena em 01 mês de detenção, às ( fls. 167-171).

 

Em Embargos de Declaração Criminal de $[processo_numero_cnj], foi corrigido o erro material, porém, manteve-se  a sentença, nos termos do acordão de fls. 167 -171 e fls. 194-201.

III - DO CABIMENTO DO PRESENTE RECURSO ESPECIAL(CPC, ART. 1.029, II)

Provisionado no  art. 105, Inciso  III, “a”  da CFRB/88  , combinado com art.  1.029 , Inciso  II do CPC.

 

IV - DO PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL

Verifica-se, mais, que o presente Recurso Especial é

 

(a) Tempestivo, quando o foi ajuizado dentro do prazo previsto na legislação processual civil (art. 1.003, § 5º),

(b) O Recorrente tem legitimidade para interpor o presente recurso e, mais, 

(c)  Há a regularidade formal do mesmo. 

 

Diga-se, mais, a decisão recorrida foi proferida em “última instância”, não cabendo mais nenhum outro recurso na instância originária.

V - DO PREPARO

O recorrente, tecnicamente, está sob o pálio da Justiça Gratuita, às (fls.200), assim, isento  legal do preparo recursal, nos termos do art. 1007, § 1o. do CPC.

 

Reitera o pedido de benéfico da justiça gratuita.

VI – DA VIOLAÇÃO AO ART. 619 do Código de Processo Penal (CPP), subsidiariamente, em consonância com art.  1.025  e 1022, do CPC 

1. Nos termos do art. 619 do Código de Processo Penal CPP, é cabível a oposição de embargos de declaração quando a decisão judicial incidir em omissão, obscuridade, contradição ou erro material, não se constituindo em crítica ao julgador, mas em necessário melhoramento da prestação jurisdicional. 

 

Tem-se da mesma forma por …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.