Direito Processual Penal

[Modelo] de Revisão Criminal | Absolvição e Indenização por Erro Judiciário

Resumo com Inteligência Artificial

Revisão criminal para desconstituir sentença de condenação por suposto abuso sexual. O requerente alega que a vítima tinha 14 anos, não 13, e pede a absolvição e suspensão da pena, além de indenização por erro judiciário devido ao sofrimento causado pela condenação.

69visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO $[processo_estado].

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], filho de $[geral_informacao_generica] e $[geral_informacao_generica], atualmente cumprindo pena no Regime Fechado na $[geral_informacao_generica], por intermédio de sua advogada $[advogado_nome_completo], devidamente inscrita na OAB-PR $[advogado_oab], com endereço profissional na Rua $[advogado_endereco],  inconformado com a r. sentença proferida nos autos nº $[geral_informacao_generica], que transitou em julgado perante a 2ª Vara Criminal da Comarca de $[geral_informacao_generica], já transitado em julgado, que o condenou como incurso no artigo 217-A do Código Penal, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor:

 

REVISÃO CRIMINAL com pedido de Liminar

 

Com fundamento no artigo 621, inciso II e III, do Código de Processo Penal, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

 

DOS FATOS

 

O Ministério Público denunciou o Requerente pela pratica do crime disposto no artigo 217-A do Código Penal, pois segundo a denuncia: 

 

Em $[geral_data_generica], o acusado se deparou com a vítima $[geral_informacao_generica] conversando com suas colegas da escola, momento em que ele ficou encantado por ela e passou a tomar providencias no sentido de conhecê-la. Um mês após eles se conhecerem o acusado iniciou um relacionamento amoroso com a vítima, relacionamento este que culminou em relações sexuais, sendo que o acusado é maior de idade, possuindo 19 anos de idade, enquanto a vítima é considerado legalmente criança, visto ter apenas 13 anos de idade. Insta ressaltar que a vítima tinha avisado ao acusado que tinha nascido em $[geral_data_generica].

 

O Requerente em sede de defesa alegou que os pais da vítima possuíam conhecimento do relacionamento e haviam concordado com a relação. Porém, tais afirmações não obtiveram efeito uma vez que com a juntada da carteira de identidade da vítima, comprovou a data de nascimento em $[geral_data_generica], em conseqüência a condenação do Requerente. 

 

Com a condenação do Requerente, houve o transito em julgado perante a 2ª Vara Criminal da Comarca de $[geral_informacao_generica] em $[geral_data_generica] e na mesma data o requerente iniciou o cumprimento da pena em regime fechado na $[geral_informacao_generica].

 

PRELIMINAR

 

O Requerente está cumprindo uma pena por uma condenação injusta, pois ele nunca praticou o crime pelo qual fora denunciado. 

 

Apesar da vítima $[geral_informacao_generica] ter informado que possuía apenas 13 anos de idade, com nascimento na data de $[geral_data_generica], é possível verificar nas provas anexas que ela na época dos fatos, tinha apenas 14 anos de idade, tendo na verdade nascido em $[geral_data_generica]. 

 

É evidente a necessidade, não apenas moral, mas também legal que o cumprimento de pena seja suspenso, no mínimo até o final do presente processo, uma vez que se encontram presentes os requisitos: Fumus boni iuris que é a apresentação de nova prova documental, a qual comprova a idade de 14 anos da vítima, tendo ela o poder de modificar a sentença proferida e transitada em julgado e o periculum in mora, caracterizando pelo fato do requerente estar preso há quase um ano na $[geral_informacao_generica], sendo privado de sua liberdade, e tendo sua dignidade ferida, uma vez que é de conhecimento comum a superlotação na qual as penitenciarias brasileiras se encontram, e ainda, o tratamento o qual os presos por questão/abuso sexual recebem dos outros presos;

 

Desta forma, requer-se o acolhimento da preliminar a fim de suspender a execução penal nº $[geral_informacao_generica] e que expedir o competente alvará de soltura, para que o requerente aguarde em liberdade o julgamento da presente revisão criminal.

 

DO DIREITO

REVISÃO CRIMINAL - ABSOLVIÇÃO

 

A condenação do Requerido foi realizada com base em documentos apresentados pelo Ministério Público, certidão de nascimento e cédula de identidade RG da vítima, nos quais constavam sua data de nascimento como sendo $[geral_data_generica].

 

Porém, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.