Direito Penal

Modelo de Revisão Criminal. Desclassificação da Conduta. Extorsão Simples | Adv.Douglas

Resumo com Inteligência Artificial

Modelo de revisão criminal solicitando a desclassificação do crime de estupro de vulnerável para extorsão simples, fundamentando que a conduta não se enquadra na tipificação do crime mais grave, apresentando evidências da falta de intenção de praticar ato mais severo.

146visualizações

11downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO$[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

REVISÃO CRIMINAL

PROCESSO N° $[processo_numero_cnj]

AUTOS DE ORIGEM: $[geral_informacao_generica]

PETICIONÁRIO: $[parte_autor_nome_completo]

 

 

 

 

 

 $[parte_autor_nome_completo], qualificado nos autos do processo em epígrafe, por meio de seu advogado, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar as

 

RAZÕES DA REVISÃO CRIMINAL

 

interposta, pelos fundamentos a seguir expostos:            

 

I. RESUMO DOS FATOS E DO DIREITO

 

$[parte_autor_nome_completo], já qualificado nos autos em epígrafe, foi condenado em primeira instância, à pena de 8 (oito) anos de reclusão, em regime inicial fechado, como incurso no artigo 217-A, § 1º, do Código Penal.

 

II. O CABIMENTO DO PEDIDO REVISIONAL

 

A revisão criminal, prevista nos artigos 621 e seguintes do Código de Processo Penal, consiste em um instrumento processual que tem caráter de ação, pelo qual a defesa (unicamente ela) faz uso para rescindir condenação transitada em julgado na órbita penal e obter um novo pronunciamento judicial a propósito do caso penal, dentro de certos limites.

 

Nessa linha, a ação se destina, precipuamente, a corrigir erros judiciários decorrentes da má aplicação do Direito à espécie (decisão contrária ao texto de Lei) ou da incorreta valoração das provas (decisão contrária à evidência dos autos, provas falsas ou descoberta de novas provas da inocência).

 

Pois bem. A Defesa entende ser possível demonstrar que, data venia e respeitados doutos entendimentos em sentido contrário, tanto a r. sentença quanto o v. acórdão contrariaram a evidência produzida nos autos (CPP, art. 621, I, segunda parte), sendo por meio dessa ação a única forma para alterar a situação jurídica do requerente, haja vista o trânsito em julgado da decisão penal condenatória proferida no referido processo-crime (CPP, art. 625, §1º).

 

Dessa forma, somente com o conhecimento do pedido será possível analisar se a condenação contraria (ou não) a evidência dos autos.

 

III. DA ATIPICIDADE DA CONDUTA

 

Consta da denúncia que o réu $[geral_informacao_generica], que em dia incerto, no período da tarde, na Rodovia $[geral_informacao_generica],teria praticado ato libidinoso diverso da conjunção carnal com $[geral_informacao_generica], que, por deficiência mental, não tinha necessário discernimento para a prática do ato.

 

Segundo a narrativa, o sentenciado  caminhava atrás da vítima e sua amiga Élen, aproximou-se delas e perguntou se à vítima tinha namorado, momento em que passou a elogiá-la e acariciou seus seios por dentro da camiseta a vítima então se afastou do denunciado e foi para sua casa. Posteriormente …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.