Direito Penal

[Modelo] de Resposta à Acusação por Embriaguez ao Volante | Defesa e Pedido de Absolvição

Resumo com Inteligência Artificial

Modelo de resposta à acusação por embriaguez ao volante em acidente. Defende a nulidade da denúncia por falta de proposta de sursis e a atipicidade da conduta, alegando ausência de provas da alteração da capacidade psicomotora do réu. Requer absolvição ou, alternativamente, proposta de sursis.

51visualizações

10downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA $[processo_vara] VARA CRIMINAL DO FORO DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

PROCESSO Nº. $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_reu_nome_completo], já devidamente qualificado (fls. 18/19) nos autos da AÇÃO PENAL que lhe move o Ministério Público do Estado de São Paulo, por intermédio de seu advogado que a esta subscreve, vem respeitosamente à presença de VOSSA EXCELÊNCIA, apresentar sua

 

RESPOSTA À ACUSAÇÃO

 

com fundamento no artigo 396 e 396-A, ambos do Código de Processo Penal, nos seguintes termos que segue:

 

1. DA SÍNTESE PROCESSUAL

 

O acusado foi denunciado como incurso do artigo 306 do Código de Trânsito (Lei nº 9.503/97), pois no dia 20 (vinte) de abril de 2014, por volta das 23 horas e 15 minutos, na $[geral_informacao_generica], altura do n. 2.240, bairro São Francisco, nesta cidade e comarca, estaria conduzindo, sob influência de álcool, em via pública, a motocicleta Honda $[geral_informacao_generica], placa $[geral_informacao_generica], com capacidade psicomotora alterada.

 

Consoante se infere da denúncia, o réu conduzia a referida motocicleta, quando colidiu com a motocicleta Honda $[geral_informacao_generica], placa $[geral_informacao_generica], conduzida por $[parte_autor_nome].

 

Na ocasião, o réu sofreu lesões num dos pés e escoriações pelo corpo, momento que foi levado pelo resgate do corpo de bombeiro ao Pronto Atendimento Municipal.

 

Após ser liberado pelo Hospital, o réu foi apresentado ao Plantão Policial, onde submeteu-se ao exame toxicológico, sendo constado o índice de 1,1 gramas de álcool por litro de sangue, conforme laudo de fls. 10/11.

 

Apresentado o acusado à autoridade policial, procederam-se ao seu interrogatório, qualificação e indiciamento formal (fls. 18/19). 

 

O acusado foi regularmente citado por mandado (fl. 44/verso). 

 

Eis, o breve relato processual.

 

2. PRELIMINAR – SURSIS PROCESSUAL (SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO)

 

Em sede de preliminar, impositivo demonstrar que a denúncia, negando vigência ao art. 89 da Lei 9099/95, não apresentou, quando da formalização da acusação, proposta de suspensão condicional do processo.

 

Basta compulsar os autos do feito para se verificar que a proposta simplesmente não existe, o que fere de morte o direito subjetivo do réu de examinar a pertinência do benefício, a depender do conteúdo da proposta formulada.

 

Os enunciados nº.s 06 e 86 do FONAJE já haviam estabelecido que a proposta de suspensão condicional do processo é um direito indiscutível do acusado que preenche – como é o caso – os requisitos previstos no artigo 89 da Lei 9099/95, aplicando-se, por analogia, o disposto no artigo 28 do CPP no caso de não oferecimento da proposta.

 

O que se verifica nos autos é que, primeiramente, não foi formalizada proposta de suspensão do processo pelo acusador e, em segundo lugar, que não foi tomada nenhuma iniciativa consistente em assegurar ao denunciado o direito de figurar como destinatário de uma proposta nos termos da lei dos Juizados Especiais Criminais, de modo a lhe avaliar a conveniência. 

 

A nulidade, portanto, é gritante, atingindo todos os atos praticados posteriormente ao recebimento da denúncia, após a qual, por expressa determinação da lei, impõe-se a análise do aludido benefício.

 

A não ser que o denunciado responda a outros processos criminais – informação que não está carreada nos autos –, a não-oferta do benefício em exame representa grave prejuízo, pois é tranquila a compreensão de que o preenchimento dos requisitos previstos no art. 89 da Lei 9.099/95 implica reconhecer direito subjetivo, fora da discricionariedade do órgão acusador.

 

A proposta de suspensão, por ser prevista para momento imediatamente posterior ao recebimento da denúncia, deveria ter precedido, inclusive, a defesa preliminar, evitando o ônus de resposta à acusação se o interesse do demandado for aceitar o benefício processual.

 

Por tais razões, impõe-se que, salvo imediata sustação do curso do feito por conta da absolvição sumária prevista no novo rito, seja dada vista ao Ministério Público para que ofereça o benefício do chamado sursis processual, com posterior aprazamento de audiência especialmente destinada ao exame de seu conteúdo pelo denunciado. 

 

3. DO DIREITO - DA ATIPICIDADE DA CONDUTA

 

3.1 Consta na inaugural acusatória que o réu, sob a influência de álcool, envolveu-se num acidente de trânsito, restando posteriormente comprovada sua ebriedade.

 

Pedimos permissão para transcrever abaixo o artigo 306 do CTB, in verbis:

 

“Art. 306.  Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

§ 1º  As condutas previstas no caput serão constatadas por:

I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou

II - sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora.

§ 2º A verificação do disposto neste artigo poderá ser obtida mediante teste de alcoolemia ou toxicológico, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito à contraprova.

§ 3º  O Contran disporá sobre a equivalência entre os distintos testes de …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.