Direito Civil

[Modelo] de Requerimento de Impenhorabilidade de Vencimentos | Proteção de Receitas Alimentares

Resumo com Inteligência Artificial

Requerimento de impenhorabilidade de vencimentos, fundamentado no caráter alimentar e no art. 649 do CPC. O autor argumenta que os valores em conta são essenciais para sustento, citando jurisprudência que reforça a proteção dos salários contra penhoras.

1visualizações

0downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO.(A) SR.(A) DR.(A) JUIZ(A) DA $[processo_vara] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo n.º $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já devidamente qualificado aos autos do processo em epígrafe, por seu procurador infra-assinado, vem respeitosamente à presença de V. Excelência, dizer e requerer o que se segue:

 

 

Com a devida vênia, o peticionário tem por se manifestar acerca das determinações deste juízo, tendo em vista a impenhorabilidade de seus vencimentos.

 

Para tanto, indica-se que todo o valor contido na conta bancária Banrisul - Ag. $[geral_informacao_generica] – CC  $[geral_informacao_generica], representa as receitas de seu labor, não sendo passíveis de penhora, a qualquer título, nos termos do art. 649 do Código de Processo Civil:

 

“Art. 649. São absolutamente impenhoráveis:

...

IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3o deste artigo;

 

Neste sentido, a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é uníssona quanto à impenhorabilidade de verba salarial – a qualquer título que seja esta – tendo em vista seu caráter essencialmente alimentar, senão vejamos:

 

“AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSO DE EXECUÇÃO. IMPENHORABILIDADE. VENCIMENTOS. DEPUTADO ESTADUAL. INDEPENDENTE DO CARGO SER TEMPORÁRIO, OS VALORES RECEBIDOS PELO AGRAVANTE EM RAZÃO DO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES COMO DEPUTADO ESTATAUL SÃO IMPENHORÁVEIS PORQUE A NATUREZA É DE ALIMENTOS. AGRAVO PROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº 70001098516, Décima Sexta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Helena Cunha Vieira, Julgado em 16/08/2000)”

 

“EMENTA:  AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO MONITÓRIA. PEDIDO DE PENHORA ON LINE. PESSOA FÍSICA. IMPENHORABILIDADE DO SALÁRIO. ARTS. 649, INC. IV E 655-A AMBOS DO CPC. O instituto da penhora on line instituído pela Lei nº 11.382/2006 não se aplica quando se …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.