Direito Processual Civil

[Modelo] de Requerimento de Gratuidade da Justiça | Hipossuficiência em Tempos de Pandemia

Resumo com Inteligência Artificial

Requerimento de gratuidade da justiça, fundamentado na hipossuficiência do Requerente, desempregado e sem condições de arcar com custas processuais. Cita jurisprudência do TJSC sobre a presunção de hipossuficiência em casos de isenção de imposto de renda. Pede deferimento e, subsidiariamente, prazo para documentos adicionais.

2visualizações

0downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA $[processo_vara] VARA $[geral_informacao_generica] DA COMARCA DE $[processo_comarca]. 

 

 

 

 

 

Autos nº. $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já devidamente qualificado (a) nos autos em epígrafe, vem por intermédio de seu procurador informar e requerer:

 

O Requerente foi intimado para comprovar a sua hipossuficiência, razão pela qual, aquele presta as asseverações que seguem a respeito dos documentos carreados com a presente petição no intuito de comprovar que é parte hipossuficiente, e, portanto, faz jus à concessão da gratuidade judiciária.

 

Reitera-se que o Requerente atualmente está desempregado, conforme comprova a carteira de trabalho juntada aos autos (evento $[geral_informacao_generica]), trabalhando de forma autônoma por meio de “bicos” para prover sua subsistência, estando impossibilitado de arcar com o pagamento de custas judiciais no decorrer do processo. 

 

Frisa-se que a atual situação de pandemia do Coronavírus (COVID-19) implicou em desemprego em massa, sendo árdua a tarefa de reinclusão no mercado de trabalho, assim, o Requerente realiza “bicos” para garantir sua subsistência básica.

 

A situação de desemprego, por si só, já seria suficiente para assegurar a gratuidade judiciária em favor do Requerente, conforme prevê julgado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:

 

AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSUAL CIVIL. DECISÃO QUE INDEFERIU O BENEFÍCIO DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA. AGRAVANTE EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO. HIPOSSUFICIÊNCIA CONFIGURADA. BENESSE CONCEDIDA. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. (TJSC, Agravo de Instrumento n. 4018102-32.2018.8.24.0000, de Araranguá, rel. Des. Jairo Fernandes Gonçalves, Quinta Câmara de Direito Civil, j. 22-01-2019). (Grifou-se).

 

A certidão do DETRAN comprova que o Requerente não possui veículos em seu nome, valendo-se de transporte público para locomoção.

 

$[geral_informacao_generica]

 

Ademais, acosta-se aos presentes autos extrato bancário de conta de titularidade do Requerente, no qual é possível perceber o recebimento de valores de forma esporádica, bem como o gasto de valores para suprir sua subsistência.

 

Basta que Vossa Excelência analise o saldo ao final do mês na conta aduzida, em que se comprova que os ganhos do Requerente são exclusivamente para subsistência, conforme demonstra a tabela abaixo:

 

Mês Saldo Bancário ao Final do Mês

 

$[geral_informacao_generica]

 

Merece ressaltar que em função da renda baixa, o Requerente é isento para declarar imposto de renda, juntando os documentos, certidão negativa de débitos e situação …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.