Direito Civil

Petição | Comprovação de Hipossuficiência | Modelo de Manifestação

Resumo com Inteligência Artificial

Petição para comprovação de hipossuficiência financeira do Requerente, solicitando gratuidade da justiça. O Requerente, aposentado, apresenta sua renda e argumenta que arcar com as custas judiciais comprometeria seu sustento. Base legal é o CPC, artigos 98 a 102.

552visualizações

41downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA ___DA COMARCA DE CIDADE.

 

 

 

 

 

 

 

Autos nº Informação Omitida

 

 

 

Nome Completo, já devidamente qualificado, vem respeitosamente, diante de Vossa Excelência, por seu procurador, informar e requerer:

 

O Requerente foi intimado para comprovar sua hipossuficiência financeira, motivo pelo qual, aquele presta esclarecimentos acerca do aludido.

 

O Requerente é aposentado e recebe como renda mensal o valor de R$ Informação Omitida, portanto, denota-se que o pagamento das custas judiciais implicaria em prejuízo ao sustento do Requerente, que depende exclusivamente de sua aposentadoria para sobreviver.

 

Merece destacar que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina versa que é preciso cautela para não impedir o acesso à gratuidade por excesso de rigor.

 

AGRAVO DE INSTRUMENTO. EMBARGOS À EXECUÇÃO. JUSTIÇA GRATUITA. INDEFERIMENTO PELO JUÍZO A QUO. PRINCÍPIO DO ACESSO À JUSTIÇA. CF, ART. 5º, LXXIV E XXXV. REQUISITOS AUTORIZADORES DO BENEPLÁCITO PRESENTES. INEXISTÊNCIA DE PROVA INEQUÍVOCA EM SENTIDO CONTRÁRIO. INTERLOCUTÓRIO REFORMADO. RECURSO PROVIDO.   Sempre que possível, o processo deve ser custeado pelas partes. Entretanto, se por um lado há que se ter cuidado para não conceder a gratuidade a quem dela não necessita, por outro, não se pode impedir o acesso à justiça por excesso de rigor. Deve-se atentar, ainda, ao fato de que a própria lei presume verdadeira a alegação de insuficiência deduzida por pessoa natural (artigo 99, § 3º, do CPC/2015). [...]. (TJSC, Agravo de Instrumento n. 4025592-42.2017.8.24.0000, de Camboriú, rel. Des. Marcus Tulio Sartorato, Terceira Câmara de Direito Civil, j. 04-09-2018). (Grifou-se).

 

AGRAVO DE INSTRUMENTO. [...] FALTA DE CONDIÇÕES PARA ARCAR COM AS DESPESAS PROCESSUAIS. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DA SITUAÇÃO. REQUISITOS DO NOVO CÓDIGO PROCESSUAL ATENDIDOS. DEFERIMENTO DA BENESSE NA INTEGRALIDADE. RECLAMO CONHECIDO E ACOLHIDO. Decerto …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.